quinta-feira, novembro 29, 2012

Timing policial - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29/11

A Operação Porto Seguro deveria ter sido deflagrada entre o primeiro e o segundo turnos das eleições municipais, mas foi atrasada por recuo da Polícia Federal. Após acertar com a Justiça Federal e o Ministério Público Federal as primeiras prisões e apreensões de documentos da investigação sobre tráfico de influência em ministérios e agências federais, a PF alegou "falta de contingente policial" para postergar as medidas para depois do pleito, frustrando as demais instituições.

Caneta Diante de menções a seu nome na Operação Porto Seguro, o deputado Sandro Mabel (GO) diz que apenas assinou, quando era do PR, a indicação de Paulo Vieira para a ANA, a pedido de Valdemar Costa Neto.

Cortesia Rosemary Noronha visitou Lula no Sírio Libanês na última vez que o ex-presidente esteve internado no hospital para exames.

Tudo novo Alberto Toron vai pedir novo julgamento de João Paulo Cunha (PT-SP) por lavagem de dinheiro no mensalão, alegando que ele foi condenado por apenas seis votos e teve a pena fixada por cinco ministros, quando o quórum mínimo em questão penal é de seis votos.

Saideira Sempre elogiado pelos ministros, o ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto foi criticado nos bastidores por não ter deixado consignadas as penas para os últimos réus, como que disse diversas vezes que faria.

Herói Apostando que é possível absolver Roberto Jefferson nos embargos, o advogado Luiz Barbosa foi irônico: "Cabe recurso até à Liga da Justiça. Hoje, quem está na presidência é o Batman".

Prestígio Azarão na corrida pela presidência da Câmara, Júlio Delgado (PSB) reuniu 150 parlamentares em jantar de aniversário, anteontem. Surpreendeu o alto quórum de petistas, signatários de acordo para a eleição de Henrique Alves (PMDB-RN).

Deixa comigo Indicado para a Secretaria do Verde de Fernando Haddad, o líder de Gilberto Kassab na Câmara paulistana, Roberto Trípoli (PV), venceu a primeira batalha com petistas refratários ao seu nome: manterá na sua pasta as licenças ambientais.

Repescagem Trípoli, cujo partido integrou a coligação de José Serra, cobrou do tucano compromisso para assumir a pasta, caso eleito. Não foi atendido e abandonou a campanha majoritária.

Casa caiu A reação à ida do PP para a Secretaria de Habitação levou um grupo de urbanistas ligados ao PT a mandar carta aberta a Haddad. Pressionado, o petista pode dar a pasta de Obras ao partido de Paulo Maluf. "Não se faz reforma urbana com o PP", diz Raquel Rolnik, uma das signatárias do manifesto.

Embaixadoras 1 Pelo modelo idealizado por Haddad, a vice-prefeita Nádia Campeão e a primeira-dama Ana Estela Haddad terão a função de monitorar projetos específicos, sem cargo remunerado na prefeitura e em conjunto com os secretários.

Embaixadoras 2 Nádia pilotará a renovação do contrato da Fórmula 1, a Expo 2020 e a Copa 2014. Ana atuará em projetos na área social.

Questão... Resolução do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, do governo federal, recomenda que Estados troquem os termos "resistência seguida de morte" e "auto de resistência" por "morte decorrente de intervenção policial".

...de semântica O órgão alega que é preciso dar transparência à investigação de atos da polícia. A Anistia Internacional acusa o governo paulista de usar os termos para omitir execuções da PM.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

A operação-abafa de Cardozo retrata o pânico do PT com as revelações derivadas intimidade de Rosemary com Lula e Dirceu.

DO LÍDER DA MINORIA NA CÂMARA, MENDES THAME (PSDB-SP), sobre a ação do ministro para evitar convocações de envolvidos na Operação Porto Seguro.

contraponto

À francesa

Durante a sessão de ontem da CPI do Cachoeira, entrou discretamente pelo fundo da sala o deputado Sandes Júnior (PP-GO), suspeito de envolvimento com o empresário. No relatório final, o petista Odair Cunha pede que as informações levantadas sobre o colega sejam remetidas ao STF. Ao vê-lo, Silvio Costa (PTB-PE) o aconselhou, às gargalhadas:

-Você ficou louco? Veio fazer lobby? Vai embora logo, rapaz!- gritou o deputado petebista, dando um tapa no ombro do colega.

Sem titubear, Sandes Júnior deu meia volta e saiu.

Nenhum comentário: