quarta-feira, novembro 28, 2012

Tapa-buracos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 28/11


O Ministério Público Federal deve denunciar a ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo Rosemary Nóvoa de Noronha por corrupção e também por formação de quadrilha, crime pelo qual a ex-assessora não foi indiciada pela Polícia Federal. Procuradores também avaliam a possibilidade de pedir a prisão preventiva de Rose, nomeada para o cargo pelo ex-presidente Lula, algo que a PF também não fez quando deflagrou a Operação Porto Seguro.

Delação premiada Solta logo após ter a prisão decretada na Operação Porto Seguro, a advogada Patrícia Maciel prestou longo depoimento em que forneceu detalhes sobre como atuava o grupo que favorecia empresas em órgãos do governo e agências reguladoras.

Escaninho A PF concluiu nesta semana 11 novos relatórios que descrevem em detalhes a atuação do grupo investigado na Porto Seguro e as conversas e correspondências interceptadas. Rose é a única a merecer dois volumes da nova papelada.

Aberto O segredo judicial da operação foi revogado ontem. Permanecem protegidos apenas os documentos referentes a sigilos bancário, telefônico e eletrônico.

Dedos Antes de deflagrar a operação, sexta-feira passada, a PF hesitou em proceder busca e apreensão no escritório paulistano da Presidência. Só fez a diligência depois que funcionário do GSI foi designado para acompanhá-la.

Sobe A Justiça Federal encaminhará hoje ofícios ao STF e ao STJ solicitando mais investigações sobre pelo menos quatro autoridades com prerrogativa de foro naqueles tribunais. Os pedidos estavam retidos para não prejudicar o inicio da operação.

Reincidente José Weber Holanda é alvo de inquérito da Procuradoria da República no DF, aberto em 2010, sobre favorecimento a uma empresa de transportes de valores, em dívida com o INSS.

Alvo definido O único mandado de busca feito no BB teve o objetivo de coletar documentos sobre a nomeação de José Cláudio de Noronha, ex-marido de Rose, para conselhos de administração de subsidiárias do banco.

Meia volta Odair Cunha (PT-MG) vai suprimir, na sessão de hoje da CPI do Cachoeira, o pedido de investigação contra Roberto Gurgel e o indiciamento do jornalista Policarpo Júnior. Mas a retirada será pelo voto, compartilhando o desgaste no recuo.

Alívio O relator também se mostrou disposto a reduzir os crimes imputados a Marconi Perillo (PSDB-GO).

Entrou areia Luiz Marinho relatou a Fernando Haddad desconforto com o convite feito à secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, para ocupar pasta análoga da capital. O prefeito alega que seria uma "mensagem ruim" liberar a auxiliar no seu segundo mandato.

Minha vaga... Haddad fechou ontem com Jorge Hereda (Caixa Econômica Federal) detalhes para alteração no Minha Casa, Minha Vida que permitirá o financiamento de imóveis de uso misto, congregando moradias, lojas e estacionamentos.

... minha vida O projeto, que será testado no centro paulistano, atenderá famílias com renda inferior a 16 salários mínimos.

Quartel No dia em que mudou o comando da polícia, Geraldo Alckmin criou grupo de trabalho para transferir a folha de pagamento da PM para a Secretaria da Fazenda. A medida enfrenta resistência na corporação, que processa os contracheques de forma autônoma hoje.

Imagina na Copa Parceira de Alckmin na aquisição dos assentos provisórios do Itaquerão, a Ambev produz, no Brasil, a cerveja Budweiser. O grupo, patrocinador do Mundial, exige da Fifa liberação para a venda de bebiba alcoólica na arena, proibida por lei estadual de 96.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"Depois de tantas punhaladas pelas costas, o ex-presidente Lula está mais parecendo um gato de sete vidas."

DO LÍDER DO PPS NA CÂMARA, RUBENS BUENO (PR), ironizando a declaração de Lula sobre o envolvimento de Rosemary Noronha na Operação Porto Seguro.

contraponto

Futebol arte

Em missão oficial na Alemanha, Michel Temer (PMDB) demonstrou surpresa com a tentativa da primeira-ministra Angela Merkel descrever com canetas esferográficas os movimentos do gol de bicicleta feito dias antes pelo astro sueco Zlatan Ibrahimovic, em partida amistosa contra a seleção da Inglaterra.

-Não sabia que ela tinha essas habilidades futebolísticas- disse o vice.

Nenhum comentário: