segunda-feira, novembro 26, 2012

REFÚGIO POR AQUI - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 26/12


A Caritas recebeu 1.483 solicitações de refúgio no Brasil até o final de setembro. Os haitianos representam o maior contingente, com 676 pedidos. Em seguida, aparecem os colombianos (110) e os senegaleses (102). Em função da guerra civil prolongada, a Síria já ocupa o quarto lugar, com 78 solicitações, superando países africanos como Guiné Bissau (67) e República Democrática do Congo (47).

BOLA DA VEZ
Segundo padre Marcelo Monge, diretor da Caritas São Paulo, o Brasil vem se tornando um destino atraente para refugiados de diversas nacionalidades. Prova disso é o aumento significativo do número de solicitações em relação aos anos anteriores. "Passamos de 310 em 2010 para 661 pedidos de refúgio em 2011. E na metade deste ano já havíamos superados os 1.300", compara.

SER OU...
Aécio Neves reluta em assumir a presidência do PSDB. Se, por um lado, ele poderia viajar o país inteiro em pré-campanha eleitoral com o pretexto de organizar o partido, por outro o senador ficaria exposto a um debate direto com o governo Dilma Rousseff.

...NÃO SER
O PSDB já computa internamente os prejuízos do julgamento do mensalão mineiro. E tem expectativa de que ele seja julgado já em 2013, evitando que coincida com a eleição presidencial de 2014 -como ocorreu neste ano com o mensalão do PT.

HERANÇA PORTUGUESA
O ministro do Esporte, Aldo Rebello, tem resposta pronta para o bordão "imagina na Copa". Compara os pessimistas ao Velho do Restelo, de "Os Lusíadas".

O personagem do escritor português Camões, instalado no bairro de onde partiam as embarcações na Era dos Descobrimentos, não se cansava de falar dos fracassos das grandes navegações. "Como aqueles que apostam no caos em 2014", afirma o ministro. "Mas herdamos também a ousadia dos navegadores."

GRINGOS SEM CASA
O casal de atores estrangeiros Vincent Cassel e Monica Bellucci ainda não achou um lar no Rio de Janeiro. Foram visitar a casa do arquiteto Helio Pellegrino, no Alto da Gávea.

Cassel disse ter gostado do imóvel, que não estava à venda. Mas Bellucci disse preferir um apartamento em Ipanema ou Copacabana onde pudessem fazer as atividades do dia a dia a pé.

MARIA & ARNALDO
A atriz Maria Fernanda Cândido dividirá com o cantor Arnaldo Antunes a apresentação do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, hoje, no Auditório Ibirapuera.

SUELEN DO ANO Isis Valverde, 25, recebe na quinta, no hotel Copacabana Palace, o título de mulher do ano da revista "GQ"; ela viveu Suelen em "Avenida Brasil"

FAZER TUDO DIREITINHO
A atriz Denise Fraga e a diretora Tata Amaral foram na quinta à mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O curador Francisco César Filho, Carlos Magalhães, diretor da Cinemateca, e Bruno Monteiro, da Secretaria de Direitos Humanos, estiveram no Cinesesc para o evento.

OS SATYROS
"A praça Roosevelt ficou burguesa"

Um dos fundadores do grupo de teatro Os Satyros, Ivam Cabral, 49, diz ter ficado triste antes de decidir sair com sua trupe da praça Roosevelt. Sediado no centro há 13 anos, a companhia já procura nova sede, disse Cabral. Leia trechos da entrevista à coluna.

Folha - Os Satyros vão sair da praça Roosevelt?

Ivam Cabral - Sim. Pagamos todo mês quase R$ 12 mil de aluguel nos dois espaços que temos na praça. Cansei de renegociar, do aumento dos preços. Um dos contratos vence em maio. O outro vai até agosto. Então a saída vai ser gradual. É uma postura política.

A revitalização mudou a praça?

Virou um lugar plastificado. Outro dia, vi que surgiu um espaço com uma panificadora gourmet aqui. A praça Roosevelt ficou burguesa. A papelaria que sempre existiu na praça foi expulsa. Não é mais a nossa.

Onde serão os novos teatros?

Já estamos procurando novos lugares. Talvez vá ser na Cracolândia, onde o pessoal do [grupo de teatro] Pessoal do Faroeste está fazendo um ótimo trabalho. E o bairro é lindo. É só olhar em todo e qualquer lugar do mundo. O artista é o lixeiro da sociedade. Lida com o que há de ruim, depois é expulso. Fiquei triste de verdade. Mas cansamos de bancar os heróis.

Tem disposição para ir para um outro bairro degradado?

Sim. Quando nos mudamos para cá, já sabíamos que isso ia acontecer. O que é bom também. A arte pode ajudar a outros lugares na cidade, com certeza.

VÉU NA MARESIA
A top Emanuela de Paula escolheu um vestido assinado por Elie Saab para se casar no próximo dia 12 com o produtor argentino Gaston Levy. A cerimônia será no Txai, em Itacaré (BA).

NOVAS LETRAS
Com a morte do historiador Hernâni Donato, uma cadeira da Academia Paulista de Letras está vaga. E membros já esboçam quem desejam que seja candidato. Lygia Fagundes Telles apoia a possível candidatura de Renata Pallottini, poeta e teatróloga que foi casada com Sérgio Cardoso.

XUXA, É VOCÊ?
Ticiane Pinheiro, que estreia como apresentadora do "Programa da Tarde" (Record), assinou contrato com a mesma marca de tintura que Xuxa. E com lógica parecida: a loira pintou o cabelo na sexta de castanho e daqui a quatro meses tingirá de outro tom, a definir.

CURTO-CIRCUITO
Audálio Dantas dá palestra sobre jornalismo e literatura, hoje, às 9h, no Ciee, no Itaim Bibi.

Carlos Augusto Calil e Paulo Pasta conversam sobre a obra de Julio Martins da Silva, hoje, às 20h, na galeria Estação.

Fred Lessa e Alberto Renault falam sobre vários temas, hoje, às 20h, no Ponto de Vista JK, na Livraria da Vila do JK Iguatemi.

O bar Posto 6 comemora dez anos hoje com festa.

Nenhum comentário: