sexta-feira, novembro 30, 2012

Receita do Rio preservada - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 30/11

O governador Sérgio Cabral levou. A presidente Dilma vai vetar o artigo 3º da Lei dos Royalties. Assim, será mantida a receita dos estados produtores no pré-sal, em campos de petróleo já licitados e com contratos de exploração assinados. Ficam fora os blocos da 8ª Rodada de Licitação (51 em SP, oito no RJ e 20 entre SP e RJ), de 2007, cujos contratos não foram assinados.

Educação levará os 100%
Em reunião que se encerrou no começo da noite de ontem, no Palácio do Planalto, ficou decidido que será enviada uma medida provisória ou um projeto de lei ao Congresso garantindo 100% dos royalties do pré-sal para a educação. A exclusão da 8º rodada de licitação não atende aos interesses dos estados não produtores porque esses blocos que não tiveram seus contratos assinados só irão gerar receita daqui a sete anos. Portanto, a disputa política vai continuar, e os estados não produtores farão esforço para derrubar o veto da presidente Dilma. Mas para que isso ocorra, são necessários os votos de 3/5 dos senadores e dos deputados.

“Dos 78 deputados do PMDB, 76 já assinaram documento me apoiando para presidente da Câmara. Só a Rose de Freitas não vai assinar” Henrique Alves Deputado federal (RN) e líder do PMDB

Ato falho
Contam nos pampas que, quarta-feira, num jantar no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha, o ministro Brizola Neto (Trabalho) encerrou seu discurso assim: “Precisamos fortalecer o PT, digo, o PDT.”

Efeito dominó
O Ministério Público e a Polícia Federal vão ter muito trabalho. A CPI do Cachoeira, presidida pelo senador Vital do Rego (PMDB-PB), vai enviar relatório da Coaf com movimentações financeiras atípicas envolvendo 21 empresas sob as quais há indícios e suspeitas de terem sido usadas para distribuir propinas no eixo Rio-São Paulo.

Sem padrinho
O governador Eduardo Campos (PSB-PE) decidiu não se envolver na eleição para a presidência da Câmara. O deputado socialista Júlio Delgado (MG) concorrerá contra Henrique Alves (PMDB-RN) por sua própria conta e risco.

Reforminha sob encomenda
O PT vai tentar votar na Câmara, na semana que vem, o financiamento público das campanhas. Para ser aprovado, o projeto precisa de maioria simples (metade mais um em sessão com no mínimo 257 deputados). Os outros itens da reforminha são apenas enfeites. A aprovação do fim das coligações e da coincidência das eleições precisa do apoio de três quintos dos deputados.

Sítio do pica-pau amarelo
A ex-chefe da representação da Presidência em São Paulo Rosemary Noronha foi apelidada pelos servidores de Brasília de Cuca, do “Sítio do Picapau Amarelo”, a bruxa que infernizava a vida dos protagonistas do livro de Monteiro Lobato.

Depois da porta arrombada
Desde o governo Lula (2004) está no Congresso o projeto de marco regulatório das Agências Reguladoras. Agora, após a Operação Porto Seguro, o relator, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), espera que o governo petista vote.

A PRESIDENTE DILMA conversou, dia 16, com a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, adversária do aliado de Dilma no PSB, o governador Cid Gomes (CE). 

Nenhum comentário: