sábado, novembro 17, 2012

Prova de revezamento - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 17/11


Em manobra para pavimentar a aliança PSD-PT, Gilberto Kassab proporá a Fernando Haddad rodízio entre as siglas no comando da Câmara paulistana. Pelo desenho formulado pelo prefeito, seu bloco, composto por 15 vereadores, se revezaria com o dos petistas na presidência a partir de 2013. Kassab já indicou ao QG haddadista que deseja manter no posto o aliado José Police Neto, reservando a José Américo, nome favorito do PT, a perspectiva de conduzir a Casa em 2014.
-
Falta combinar 
A bancada de vereadores do PT admite fechar o pacto, mas deixa claro que pretende comandar a Mesa no exercício inaugural do governo de Haddad.

Veja bem 
O deputado Vicente Cândido (PT-SP) diz que recusou convite para o secretariado por duas razões: quer se dedicar à votação do Código Comercial e formalizar sua candidatura à presidência da CCJ na Câmara.

Camaradas 
Hoje à frente da Secretaria Especial da Copa, que deverá ser integrada à de Esportes, o PC do B passou a postular também o comando da SPTuris, empresa de turismo e eventos controlada pela prefeitura.

Onipresente 
Prestes a retomar seu matutino "Patrulha do Consumidor", Celso Russomanno (PRB) negocia com a TV Record espaço também em programas da grade vespertina da emissora.

Muita calma 
Embora as estatísticas de crimes tenham refluído na semana, o governo paulista evita comemorar a "Operação Saturação". Relatos diários do comando da PM a Geraldo Alckmin têm resultados apenas pontuais.

Na berlinda 
Denunciado pelo Ministério Público no caso do uso de pátios particulares, sem licitação, para guardar veículos e máquinas caça-níqueis apreendidas, o chefe da Polícia Civil, Marcos Carneiro, vem sendo aconselhado no governo a se afastar até o fim da investigação.

Cortesia 
Uma semana após criticar duramente Ideli Salvatti (Relações Institucionais), o presidente em exercício, Marco Maia (PT-RS), afagou a ministra ao recebê-la ontem no Planalto. Abrindo os braços, exclamou: "Minha ministra preferida!".

Vida real 
Com a inesperada cordialidade, Ideli cobrou de Maia agilidade na tramitação de três projetos que garantem os reajustes prometidos em agosto para servidores grevistas.

Partilha 
A reunião mais concorrida do primeiro dia de Maia na Presidência se deu no almoço: expoentes da bancada petista mapearam os cargos da sigla no Legislativo para o biênio 2013-14.

Consolação 
Ala do partido quer instalar Nelson Pelegrino (BA) na liderança governista no Congresso por entender que José Pimentel (CE) ficará sobrecarregado na vice-presidência do Senado.

Refundação 1
Aliado de Aécio Neves, o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) reuniu em almoço recente no Rio Luis Werneck Vianna, Rubem Barboza e Luis Sergio Henriques. Aecistas buscam envolver intelectuais independentes do PT no debate do novo programa do PSDB.

Refundação 2 
No almoço, os cientistas políticos manifestaram pessimismo com o quadro político, mas concordaram em colaborar com ideias. Sugeriram intercâmbio com o Partido Democrata, de Barack Obama.

Made in Minas 
Na tentativa de divulgar atrativos mineiros a empresários e acadêmicos norte-americanos, Antonio Anastasia fará incursão pelos EUA entre os dias 25 e 29. A agenda do governador tucano inclui Washington, Boston e Nova York.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA
-
tiroteio

"A dívida do aliado Maluf não constrange apenas Haddad. Com o PP no governo Alckmin, tucanos ficarão de bico calado."

DO PRESIDENTE DO PSOL PAULISTANO, MAURÍCIO COSTA, sobre a decisão judicial que pode levar o deputado a devolver até US$ 22 milhões à prefeitura.
-
contraponto


Parlamento jovem

Ao final de encontro com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), na semana passada, Geraldo Alckmin agradecia a todos os presentes pela participação. Ao mencionar seu secretário particular Marco Castello Branco, lembrou que ele tinha uma longa experiência na vida pública. Disse, inclusive, que ele já havia sido deputado e secretário na gestão de Franco Montoro (1983-87).

Sidney Beraldo, chefe da Casa Civil, interrompeu:

-Isso não significa que ele seja idoso...

Castello arrematou, arrancando gargalhadas:

-É que fui deputado com 14 anos!

Nenhum comentário: