quinta-feira, novembro 22, 2012

Pacificador - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 22/11


Ao escalar Fernando Grella para a Segurança Pública, Geraldo Alckmin optou por secretário de perfil conciliador na sucessão de Antonio Ferreira Pinto, tido como austero e inflexível. O ex-procurador-geral de Justiça vinha manifestando, em privado, desconforto com o que chamava de "excessos" cometidos no policiamento, sobretudo na Rota. Com a troca, o Bandeirantes tenta aproximar a cúpula da pasta da tropa, reduzindo dano político para o governador em 2014.

Dominó O novo secretário deverá trocar o delegado-geral, Marcos Carneiro, que já manifestara intenção de deixar o posto. Discutirá ainda a permanência de Roberval França à frente da PM.

Currículo Foi decisiva no convite a Grella sua experiência em parcerias com núcleos de inteligência da Polícia Federal no combate ao crime organizado. Alckmin quer evitar a todo custo novos atritos com o Ministério da Justiça.

Inimigos... A bancada do PSDB na Câmara paulistana assinou carta elaborada pelo PT que defende a proporcionalidade na eleição da Mesa e comissões em 2013. Os tucanos apoiarão o petista José Américo à presidência.

...íntimos O documento é uma resposta à articulação de Gilberto Kassab, que tenta formar bloco para reeleger José Police Neto (PSD).

Apetite Insatisfeita com o espaço no secretariado de Fernando Haddad, a CNB, corrente nacionalmente majoritária do PT, quer instalar o vereador Francisco Chagas no novo governo, o que atenderia a ala sindical da sigla.

Aladim Durante reunião com centrais sindicais, ontem, Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) se disse preocupado com a votação do projeto do fator previdenciário e perguntou, referindo-se a Paulinho da Força (PDT), que protestava naquele instante na Câmara: "Como colocaremos o geniozinho na garrafa de novo?".

Revanche O PT lançará campanha pela reforma do Judiciário no encontro do diretório nacional, em dezembro. Petistas empenhados na defesa dos condenados no mensalão pregam a fixação de mandato para ministros de tribunais superiores.

Dois em um Defensor do tucano Eduardo Azeredo no processo do mensalão mineiro, José Gerardo Grossi esteve ontem no STF como preposto de Alberto Toron, advogado de João Paulo Cunha.

Desagravo No convescote previsto para a sequência da cerimônia de posse de Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski receberá manifestação de apoio referendada por 15 mil internautas pela atuação no julgamento.

Meia volta O pedido de investigação contra Roberto Gurgel no relatório de Odair Cunha (PT-MG) representou um recuo ao que pretendia o PT. A intenção era indiciá-lo na CPI do Cachoeira.

Cálculo O petista admitiu a colegas que tinha convicção de que seu texto jamais seria aprovado nas condições em que foi redigido.

Camisa de força De um parlamentar da base governista, perplexo com o alcance do documento: "Temos que internar o Odair!".

Soneca Técnicos da CPI, que esperaram até o fim da noite de anteontem a remessa do relatório, telefonaram às 23h para o presidente, Vital do Rêgo (PMDB-PB). A mulher do senador explicou que ele já estava dormindo.

Malha fina Senadora licenciada, Gleisi Hoffmann (Casa Civil) pagou o IR sobre o auxílio-mudança, o chamado 14º salário, quando notificada pela Receita Federal. A ministra não recebeu o 15º.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"Gilberto Carvalho desconhece as realidades de São Paulo e da faixa de Gaza, mas confirma o interesse do PT na onda de violência paulista."

DE FLORIANO PESARO, líder do PSDB na Câmara paulistana, sobre o ministro ter comparado as mortes violentas no Estado ao conflito no Oriente Médio.

contraponto

O que vem primeiro?

O ministro Guido Mantega (Fazenda) concedeu uma entrevista na semana passada para tratar da medida provisória que antecipa a renovação das concessões no setor elétrico. Ao comentar a polêmica em torno da MP, o ministro disse:

-As empresas querem ficar com o ovo e com a galinha.

Como os jornalistas não entenderam de cara a comparação, Mantega emendou:

-As empresas querem remuneração alta e prorrogar as licenças. Vão ter de escolher: ou ficam com o ovo ou com a galinha.

Nenhum comentário: