segunda-feira, novembro 05, 2012

O resto é o resto - J.R. GUZZO

REVISTA VEJA 


Nada mais natural que depois de uma eleição para prefeitos e vereadores, como a de ago­ra, ou para governadores, deputados e presi­dente. como se fará daqui a dois anos, cada um diga o que bem entender sobre o verdadeiro significado do que aconteceu, com os costumeiros cálculos para estabelecer “quem ganhou e quem perdeu”; deveria ser uma tarefa bem simples con­cluir que ganhou quem teve mais votos e perdeu quem teve menos, mas esse debate é um velho há­bito nacional, e não vai mudar. Outra coisa, muito diferente, é acreditar naquilo que se diz. Traia-se de uma liberdade de duas mãos: cada um fala o que quiser e, em compensação, cada um entende o que quiser daquilo que foi falado. Na recém-terminada eleição municipal de 2012, como de costume, não ficou claro, nem vai ficar, quanta atenção o público deveria realmente prestar a toda essa conversa que está ouvindo agora. É certo, desde já, que está ou­vindo coisas que não fazem nenhum sentido — e. por isso mesmo, provavelmente não perderia nada se prestasse o mínimo de atenção a elas.

A fórmula é sempre a mesma. Cientistas polí­ticos, pescados em alguma universidade ou insti­tuto superior disso ou daquilo, aparecem de repen­te nos meios de comunicação para explicar, depois de encerrada a batalha, como. por que e por quem ela foi ganha ou perdida. É uma estranha ciência, essa, que. em vez de lidar com fatos comprovados, lida com opiniões. Na anatomia, por exemplo, está dito que o homem tem dois pulmões: não pode ha­ver outra “opinião" quanto a isso. Na ciência polí­tica pode. Juntam-se a esses cientistas os políticos propriamente ditos, os comentaristas da imprensa e mais uma porção de gente, e de tudo oque dizem resulta uma salada que a mídia serve ao público como se estivesse transmitindo ao vivo o Sermão da Montanha. Uma demonstração clara desse tu­multo mental é a conclusão, por pane de muitas cabeças coroadas do mundo político, de que a vitó­ria pessoal do ex-presidente Lula na eleição de São Paulo, onde levou para a prefeitura uma nulidade eleitoral que ninguém conhecia três meses atrás, apagou as condenações que seu partido e seu go­verno receberam no julgamento do mensalão. Está na cara que o resultado não apagou nem acendeu nada. pois eleição não é feita para separar o certo do errado, nem para decidir se houve ou não hou­ve um crime — serve, unicamente, para escolher quem vai governar. Dizer o que está certo ou erra­do é tarefa exclusiva da Justiça; no caso, o STF já decidiu que foi cometida no governo Lula uma ca­tarata de crimes, sobretudo de corrupção. Não há, simplesmente, como mudar isso. A Justiça pode funcionar muito mal no Brasil, mas é o único meio que se conhece para resolver quem tem razão — assim como eleição é o único meio que se conhe­ce para escolher governos.

Não foi o “povo brasileiro", além disso, quem “absolveu** o PT—ou concorda quando o partido diz que seus chefes são “prisioneiros políticos” condenados por um “tribunal de exceção", e não por corromperem e serem corrompidos. É curio­so, aliás, como os políticos deste país ficam à vontade para falar em “povo brasileiro”. O PT ga­nhou esta última eleição em 10% dos municípios. E os eleitores dos outros 90%, com 80% do elei­torado, que povo seriam? Esquimós? É dado co­mo um fato científico, também, que Lula foi o maior ganhador da eleição, por causa do resultado em São Paulo. Por que isso? Porque ele próprio, o PT e outros tantos vinham dizendo, desde o começo, que só o município de São Paulo, com pouco mais de S% dos eleitores brasileiros, importava; o resto era apenas o resto. De tan­to repetirem isso, virou verdade. Mas é falso: não dá para dizer que não houve eleição em Salvador ou Fortaleza, no Recife, em Belo Horizonte e Porto Alegre, onde o PT apresentou candidatos com pleno apoio de Lula e da presi­dente Dilma Rousseff. e perdeu em todas — nas três últimas, inclusive, não sobreviveu nem ao primeiro turno. No mapa mental de Lula é como se nenhuma dessas cidades estivesse em território brasileiro; o Brasil, em sua geografia, começa e acaba em São Paulo. Cinco das principais capitais brasileiras, por esse modo de medir as coisas, são tratadas como se ficassem em Mane.

O que Lula e seu partido fizeram foi construir a ideia de que São Paulo, sozinha, vale mais que todo o restante do Brasil somado — e nisso, real­mente, tiveram sucesso, pois nove entre dez “pro­fissionais” da política dizem mais ou menos a mesma coisa. Assim é. se lhes parece. Mas o pú­blico não tem a menor obrigação de acreditar no que estão dizendo.

Nenhum comentário: