sábado, novembro 03, 2012

O dilema de Haddad - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 03\11

O núcleo político de Fernando Haddad avalia a conveniência de bancar um candidato do PT à presidência da Câmara Municipal. O voo solo seria uma maneira de driblar a pressão do recém-formado bloco de Gilberto Kassab, de um lado, e do "centrão", de outro. Sinalizaria, ainda, a mudança de conduta na Casa. Aliados de Haddad dizem que têm como viabilizar a eleição de um petista, mas avaliam que a composição com um dos dois grupos tornaria o início do mandato mais suave.

Batendo chapa 
Cinco nomes da sigla se credenciam para o posto: Além de Antonio Donato e José Américo, também cotados para o secretariado, são mencionados Arselino Tatto, Paulo Fiorilo e Nabil Bonduki.

Mais do mesmo 
Pelo "centrão", o candidato, por ora, é Antonio Carlos Rodrigues (PR), que, voltando à Câmara, cederia sua vaga no Senado para o petista Paulo Frateschi. As negociações passam pela direção nacional petista. Já a ala liderada por Kassab trabalha para reeleger José Police Neto (PSD).

Lugar ao sol 
Embora o QG petista guarde a sete chaves o destino do prefeito eleito no descanso pós-eleitoral, turistas relatam que causou frisson a presença da família Haddad no litoral de Alagoas.

Terceiro... 
Ala do PT paulistano fez circular no comando da transição de Haddad lista de inconvenientes para a possível acomodação do PC do B na Secretaria de Esportes da prefeitura.

... tempo 
Petistas elencam problemas enfrentados pela sigla aliada no Ministério do Esporte, sobretudo em convênios com ONGs. O ex-ministro Orlando Silva é justamente o primeiro que o PC do B quer ver contemplado.

Fatura 1 
O prefeito Gilberto Kassab deve se encontrar na próxima semana com Dilma Rousseff para discutir de que forma se dará o ingresso de seu PSD oficialmente na base aliada e no governo.

Fatura 2 
Kassab deve apresentar dois nomes para a Secretaria de Aviação Civil, posto cobiçado pelo neoaliado petista na Esplanada: o de Paulo Simão, presidente do PSD de Minas, e o do deputado Guilherme Campos (SP), líder do partido na Câmara.

Barrado... 
A Espanha "desconvidou" o Paraguai para a Cúpula Ibero-Americana, que acontece em Cádiz nos dias 16 e 17.

... no baile 
O convite havia desagradado os presidentes do Mercosul, que teriam de cumprir extensa agenda que inclui jantar de gala, almoços e passeios a pontos turísticos com Federico Franco após o vizinho ter sido suspenso do bloco graças à deposição de Fernando Lugo.

Cara limpa 1 
Em campanha pela presidência da OAB-SP, Ricardo Sayeg conseguiu que o deputado Dr. Grilo (PSL-MG) apresentasse projeto de lei complementar incluindo entre as causas de inelegibilidade o candidato a qualquer cargo ser usuário ou dependente de drogas.

Cara limpa 2 
A política sobre drogas virou tema central da campanha na subseção paulista da OAB depois que Alberto Toron, adversário de Sayeg na disputa, defendeu em debate não só a descriminalização quanto o uso recreativo de drogas.

PT... 
Geraldo Accioly, coordenador de projetos especiais da Prefeitura de Fortaleza, afirma que a transição com a equipe do prefeito eleito Roberto Cláudio (PSB) deve começar na quarta-feira.

... saudações 
O assessor diz que, após passar o feriado no Rio, a prefeita Luizianne Lins (PT) vai a Brasília na segunda-feira para a reunião do Diretório Nacional do PT.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio
"Como a oposição pode dizer que não investigamos a Delta se tudo o que se sabe até agora sobre a construtora é fruto da CPI?"

DO DEPUTADO ODAIR CUNHA (PT-MG), relator da CPI do Cachoeira, sobre as críticas à articulação para tentar blindar a empreiteira no relatório final.

contraponto


Comissão do gerúndio

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Delcídio Amaral (PT-MS) se mostrou irritado com os constantes atrasos dos senadores para as reuniões da comissão, que são às terças de manhã, quando os parlamentares ainda estão voando para Brasília.

Na semana passada, ao ser obrigado a adiar a votação de um projeto relatado pelo correligionário Walter Pinheiro (BA), que telefonou para dizer que já estava chegando à comissão, o petista desabafou:

-É o Senado do gerúndio. Ele está chegando, estamos analisando, estamos estudando...

Nenhum comentário: