segunda-feira, novembro 12, 2012

Haddad e o mercado - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 12/11

O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, escolheu e deve anunciar hoje o economista Marcos Cruz, 37 anos, da empresa McKinsey & Company, para a Secretaria de Finanças, pasta nevrálgica, que terá de renegociar a dívida da cidade. Cruz atuou na consultoria que a McKinsey presta ao governo federal em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, iniciativa da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, pilotada pelo empresário Jorge Gerdau.

Perfil 1 Graduado pela Unicamp e com MBA no Insead, na França, Marcos Cruz é sócio global da McKinsey desde 1999, responsável pela área de Educação na América Latina. É tido no meio acadêmico como um dos maiores especialistas do país da "segunda onda de gestão", que prioriza de planejamento com foco em resultado.

Perfil 2 O novo secretário de Finanças concentrou sua atuação nos últimos anos em planejamento estratégico e implantação de projetos para clientes públicos e privados. Defende que um gestor deve ter no máximo 50 prioridades e se concentrar nelas.

Núcleo duro 1 Além do titular de Finanças, Haddad escalará dois ex-secretários do governo Marta Suplicy. Segundo relatos do eleito a petistas, o vereador Antonio Donato, que coordenou a campanha e chefia a transição, será secretário de Governo. Ele ocupou a pasta de subprefeituras na gestão Marta.

Núcleo duro 2 Braço-direito de Haddad no MEC, Luís Fernando Massonetto assumirá a Secretaria de Negócios Jurídicos, função que já ocupou por dois meses na administração da ex-prefeita.

Núcleo duro 3 O prefeito eleito formalizará ainda hoje o arquiteto Fernando de Mello Franco, da USP de São Carlos, para a pasta de Desenvolvimeto Urbano, conforme antecipou anteontem a coluna Mônica Bergamo. Ele atuou na elaboração do programa de governo do PT.

Arremeteu O acidente no aeroporto de Congonhas impediu viagem de Haddad a Brasília ontem, onde deveria jantar com o ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), interlocutor do PP para negociar a participação do partido de Paulo Maluf na gestão.

Pedindo água Dilma Rousseff anuncia amanhã o "Mais Irrigação", que prevê cerca de R$ 3 bilhões para o combate à seca do Nordeste. É mais um modo de a presidente fincar uma bandeira no Nordeste e se contrapor às articulações de Eduardo Campos (PSB) para disputar a Presidência em 2014.

Para foto A cerimônia terá pompa e circunstância, com a presença dos governadores da região, entre eles o de Pernambuco, no Planalto.

Agente duplo O plano foi concebido pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que é do partido de Eduardo Campos. Na sexta, na volta de Salvador, ele mostrou o projeto a Dilma, que o considerou pronto para ser divulgado.

Independente FC Um grupo de 11 senadores jantou na semana passada no apartamento de Jarbas Vasconcelos (PMDB) para costurar uma candidatura alternativa à de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência da Casa.

Prospecção O anfitrião defende a escolha de Ricardo Ferraço, pelo fato de ser do PMDB. Senador em primeiro mandato, o capixaba tem dito que prefere não ser o ungido. O jantar reuniu nomes de PMDB, PSDB, PSOL e PDT, mas a articulação tem ainda apoios no PP e no PSB.

Na OAB... A escolha para a presidência da OAB-SP repete lances da disputa partidária. A chapa de Ricardo Sayeg registrou boletim de ocorrência contra a divulgação de pesquisa Ibope entre os filiados da entidade.

... como na política O candidato oposicionista também deve ir à Justiça para forçar que a eleição use urnas eletrônicas, e não votação manual, como está previsto.

Tiroteio
Se o 'Homem Novo' nomear o líder de Kassab, será o maior estelionato eleitoral desde que Lula pôs o tucano Henrique Meirelles no BC.

DO TESOUREIRO DO PSDB, FÁBIO LEPIQUE, sobre o vereador reeleito Roberto Trípoli (PV) ser cotado para a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de Haddad.

Contraponto

Duplamente imortal

Em recente reunião do PMDB no Palácio do Jaburu, o presidente do Senado, José Sarney (AP), interrompeu as conversas políticas para contar uma piada:

-Vocês já conhecem aquela da chegada da Hebe Camargo no céu?

Diante da negativa geral, emendou:

-Ela chegou e foi logo dizendo: 'São Pedro, gracinha! Mas e o Sarney, não vem nunca?'

Todos riram do humor autorreferente do imortal da ABL.

Nenhum comentário: