sexta-feira, novembro 09, 2012

Fora da caixa - ROMERO RODRIGUES

O GLOBO - 09/11

Pode parecer uma ideia um tanto audaciosa, mas é possível aprender os caminhos de como empreender desde cedo, muito cedo. E o resultado pode ser uma história de sucesso como a do americano Robert Nay, de 14 anos, que conseguiu desbancar o jogo Angry Birds do topo da lista de mais baixados da App Store, da Apple, ao criar, sozinho, no seu quarto, um game chamado Bubble Ball. A Nay Games, empresa que criou, teve como único investimento um computador, comprado pelos pais do garoto. Já o Angry Birds teve 17 engenheiros formados trabalhando em sua elaboração.

Educar para a vida deveria levar muito em conta a necessidade de ensinar a empreender. O mercado de trabalho, aqui e na maioria dos países do mundo, tem uma limitação séria: não é capaz de absorver toda a população economicamente ativa, isto é, todas as pessoas em idade para trabalhar.

As razões para este fenômeno são simples: com os avanços na área da saúde, foi possível nas últimas décadas prolongar bastante não apenas a expectativa de vida, mas também a "vida útil" de milhões de pessoas. Assim, hoje é comum que homens e mulheres com mais de 60, 65 anos, permaneçam no mercado, retardando a necessidade de replacement de muitos postos de trabalho. Ao mesmo tempo, as economias de muitos países vêm se desenvolvendo em um ritmo menor ou similar ao crescimento populacional. Na soma dos fatores, faltam vagas para os mais jovens.

Se não há vagas para todos, nada melhor a fazer senão estimular o empreendedorismo. Criar e gerenciar um negócio pode parecer, à primeira vista, um grande enigma, uma tarefa destinada a quem já nasceu predestinado, com talento especial e faro empresarial. Nada mais falso, no entanto. É possível aprender a empreender. E dá para fazer isto desde cedo, muito cedo.

Para tanto, porém, é preciso não apenas o desejo de ensinar, mas a presença de professores qualificados. Não é preciso reinventar a roda, vale a pena estudar alguns modelos existentes no mundo, como o projeto All Terrain Brain, da Kauffman Foundation, concebido para levar as crianças a pensar "fora da caixa" e estimular o seu espírito empreendedor. Com 25 vídeos, um site interativo e um guia de atividades pronto para ser baixado na internet, o projeto tenta levar as crianças a descobrem que têm o poder de fazerem o que quiser na vida, inclusive empreender.

A partir de brincadeiras e muita interatividade, o All Terrain Brain inspira as crianças a descobrir paixões, a pensar criativamente, assumir responsabilidades, abraçar a mudança, perseverar, definir metas, resolver problemas e correr atrás de um grande sonho. E o que é empreendedorismo senão a soma de todos esses fatores?

É preciso trazer para as nossas escolas iniciativas criativas que possam contribuir com a modernização da educação no Brasil. Educar para a vida é oferecer as melhores condições para que todos desenvolvam suas aptidões e possam buscar suas melhores oportunidades na vida adulta. É apostar na possibilidade de muitos "Robert Nays" também aqui no Brasil.

É preciso trazer para as nossas escolas iniciativas criativas

Nenhum comentário: