segunda-feira, novembro 05, 2012

Dividindo a culpa I - ANCELMO GOIS


O GLOBO - 05/11


O STJ criou semana passada uma jurisprudência que torna o clube de futebol corresponsável pela atitude dos jogadores em campo.
É que o tribunal condenou o América-RN a indenizar um PM insultado de “macaco” pelo ex-volante Ivo, em abril de 2008.

Foi assim...
Num jogo do estadual de lá, o jogador foi expulso e, a pedido do juiz, foi retirado pela polícia.
Ofendeu o PM e foi preso.

Dividindo a culpa II
Lembra o caso do empresário Ulrich Rosenzweig, de 85 anos, que em 2008 foi morto num assalto dentro do Edifício Largo da Carioca, no Rio?
Pois bem, a 16ª Câmara Cível do Rio condenou o edifício a indenizar a viúva e uma das filhas, autoras da ação, em R$ 100 mil cada, mais correção e juros desde o crime.

Aliás...
O advogado João Frederico Trotta calcula que o valor final da indenização chegue a uns R$ 350 mil.
A decisão deve obrigar que condomínios cuidem mais da segurança em suas dependências.

Parabéns pra você
A Sextante já está com os originais da biografia de Reynaldo Gianecchini, o ator que faz 40 anos dia 12. É do jornalista Guilherme Fiuza e vai se chamar “Giane — Vida, arte e luta”.
O lançamento será em dezembro.

Para os miúdos...
O ator vai festejar a data sábado, no Espaço Mega, em São Paulo.
Pede aos convidados que, em vez de presente, levem doação às crianças do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. “A vida já me deu tanta coisa”, escreve Giane. Não é fofo?

Marquês de Pombal
Três livros manuscritos pelo Marquês de Pombal (1699-1782) foram encontrados na biblioteca da ABL e serão restaurados: “Vida de Sebastião de Carvalho e Mello”, “Representações que tive agora, depois das viagens” e “Apresentação do Marquês de Pombal”.
São escritos com tinta antiga, ferruginosa, que corrói as folhas.

Segue...
Segundo o acadêmico Alberto da Costa e Silva, um deles tem prefácio com ortografia que parece ser a do Conde de Linhares (1755-1812), “o que, por si só, é uma preciosidade bibliográfica”.

O TELHADO DO NOVO MARACA
A nova cobertura do Maracanã, o estádio que está quase matando os cariocas de saudade, começa a ser içada este mês. A Secretaria estadual de Obras e o Consórcio Rio Maracanã 2014 recorreram a alpinistas, veja acima, para instalar os cabos de aço que vão sustentar a cobertura de fibra de vidro e teflon que terá 68,4m de comprimento, 38,4m a mais que a antiga. Agora, 76 mil dos 79 mil assentos do novo Maraca ficarão cobertos, o que vai reduzir aquele velho corre-corre nas arquibancadas em dias de chuva. Vamos torcer, vamos cobrar 

Uma costela
Um jantar, quinta, no Ici Bistrô, em São Paulo, reuniu FH e Mohamed ElBaradei, o egípcio que é Prêmio Nobel da Paz.
Traçaram uma costela.

Salve Jorge
Dalal Achcar e Kátia Mindlin Leite Barbosa lançam amanhã o livro “A Turquia de Salve Jorge”, da Editora Addresses com a Globo Marcas.
O livro delas, parceiras em “Istambul, uma cidade fascinante”, traz depoimento de Glória Perez, autora de “Salve Jorge”.

Perigo baiano
Do mestre Lan, 87 anos, mulatólogo, que vai pela primeira vez à Bahia, dia 20, para a abertura de uma exposição sobre sua obra:
— Nunca fui à Bahia com medo de encontrar uma mulata e não voltar. Agora, já estou velho e vou me aventurar.
Mas nunca se sabe, não é, Lan?

UPP na Maré
A Anistia Internacional, com ajuda da Redes da Maré e do Observatório de Favelas, começa amanhã, no Complexo da Maré, no Rio, uma campanha para orientar os moradores sobre os direitos do cidadão numa abordagem policial.
Serão distribuídos 50 mil folhetos. É que, como se sabe, a Maré, que tem 16 comunidades, deve ser pacificada muito em breve.

Apito final
Corre na Rádio Mengo que Adriano, o Imperador, será dispensado amanhã do clube. A conferir.

Voltaram
Henri Castelli, o ator, e Isabeli Fontana, a modelo, reataram o romance, interrompido há cinco anos.
Eles, pais de Lucas, de 6, têm sido vistos em clima de muito amor.

No mais
De um maldoso: “Os EUA vão ver o que é bom quando, depois de Sandy, aparecer por lá o... Michel Teló.”

Nenhum comentário: