sexta-feira, novembro 02, 2012

Dívida de SP não pode ser tratada como exceção - EDITORIAL O GLOBO


O GLOBO - 02\11


Estados e grandes municípios brasileiros estavam tecnicamente quebrados no fim dos anos 90, em função de elevado endividamento. Dois difíceis processos de renegociação (o segundo já na Era do real) evitaram o pior.

O Tesouro absorveu dívidas estaduais e municipais, em troca da emissão de títulos federais, de fácil aceitação nos mercados financeiros. Em troca, os entes federativos que renegociaram o envidamento se comprometeram a quitá-lo em trinta e cinco anos, atrelando as prestações a um percentual (13%) de suas receitas líquidas disponíveis. Estados e municípios que pagaram inicialmente o correspondente a 20% do valor da dívida foram beneficiados por taxas de juros mais baixas. Foi a maneira que o governo federal encontrou na época para obrigar governadores e prefeitos a se desfazerem de bens pouco produtivos, de empresas estatais e bancos que haviam se tornado fontes de déficit e prejuízos, além de os estimularem a promover programas de concessão de serviços públicos, nos quais perpetuavam uma gestão ineficiente.

A renegociação dessas dívidas foi importante passo para reorganização das finanças públicas, fundamental para o êxito no programa de estabilização monetária que estava em curso. Mas ainda hoje governadores e prefeitos de grandes municípios se queixam das condições de pagamento.

Vários entes federativos recuperaram alguma capacidade de investimento ou obtiveram folga para realizar operações financeiras capazes de reduzir a dívida com o Tesouro (como aconteceu com a prefeitura do Rio de Janeiro).

O estado de São Paulo ainda acumula a maior dívida nominal com a União, mas em um patamar que já lhe possibilita contratar novos créditos e executar investimentos.

No caso do município de São Paulo, isso não ocorreu. Sem patrimônio para quitar originalmente 20% do valor do débito, a cidade de São Paulo teve de aceitar taxas de juros elevadas na renegociação.

O PT reconquistou a prefeitura paulistana e teme-se agora que o governo da companheira Dilma abra uma outra renegociação para a dívida do município, de modo a assegurar folga financeira à futura administração de Fernando Haddad. Duas questões:

1) o Tesouro não se encontra em situação fiscal favorável no momento, pois o superávit primário vem encolhendo mês a mês, e tudo que o país precisa evitar agora é um desequilíbrio semelhante ao que empurrou os Estados Unidos e parte da Europa para a grave crise em que mergulharam; 2) atualizações e aperfeiçoamentos da renegociação que atendam a peculiaridades dos entes federativos são válidos, mas não como exceções, porque qualquer benefício teria que ser estendido aos demais entes, especialmente aqueles que fizeram enorme esforço para se ajustar.

Nenhum comentário: