sábado, novembro 17, 2012

Descontração - SONIA RACY


O ESTADÃO - 17/11

Em raríssimo encontro com empresários este ano,Angela Merkel recebeu, quinta-feira, em Berlim, seleto grupo comandado por João Doria, do Lide. Todos integrantes da viagem Audi Business à Alemanha. Entre eles, Leandro Radomile, da Audi; Jackson Schneider, da Embraer; José Seripieri Junior, da Qualicorp; Mario Anseloni, da Itautec; Luiz Furlan, da BrF; e Marcelo Lyra, da Braskem.

Ponto marcante da reunião: Merkel pediu aos presentes que, se realmente quisessem ajudar na crise econômica internacional, que investissem... na Espanha e em Portugal.

Impressão geral? A chanceler alemã foi considerada para lá de simpática.

Pente fino

O Sebrae fará levantamento nas contas dos estados para descobrir o que eles mais compram e quanto gastam. E, assim, identificar oportunidades de negócios entre governos e empresários de pequeno porte - – com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões.

O anúncio será na terça, emBH.

Queda de braço

Às vésperas da escolha do novo presidente da OAB, discussão polêmica voltará com força total em São Paulo: a atuação de advogados privados no lugar de defensores públicos.

Por causa da aprovação, na Alesp, de projeto que criará 400 cargos na Defensoria Pública nos próximos 4 anos.

Abaporu

Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Anita Malfatti e Di Cavalcanti ganharam destaque no jantarem torno de Marta Suplicy, na casa de Mário Vilalva –- embaixador do Brasil em Portugal –, anteontem, em Lisboa. A decoração das mesas teve inspiração nas obras dos artistas. Ideiade VâniaVilalva, mulher do embaixador.

A ministra desembarcou no país para inaugurar o Espaço Brasil e promover o Ano do Brasil em Portugal.

Quem vem

Diane Von Furstenberg voltaa SPem dezembro. Paraparticipar do Woman in The World Summit, organizado por Tina Brown, além de ações para a marca.

Acelera, Rubinho

E Barrichello até quer ficar, mas ainda é incerta a permanência da equipe Medley na Stock Car em 2013.
Segundo apurou a coluna, o piloto anda mexendo os pauzinhos para garantir lugar no grid na próxima temporada.

Temer e Merkel

Angela Merkel abriu largo sorriso ao receber, quinta-feira, em Berlim, carta de Dilma iniciada com um despretensioso “Prezada Angela...”. Na missiva, entregue em mãos por Michel Temer (que foi recebido pela chanceler alemã pela manhã) a presidente brasileira agradeceu, antecipadamente, a participação de empresas alemãs no processo de investimento pesado na infraestrutura brasileira.

“Ela me pareceu bastante receptiva ao Brasil”, contou Temer à coluna, depois de jantar na embaixada brasileira em Berlim, oferecido pelo embaixador Everton Vargas a integrantes de missão empresarial da Audi Business/Lide.
A seguir, trechos da conversa com o vice-presidente do Brasil - também recebido por Joachim Gauck, presidente alemão, e Norbert Lammert, presidente do Parlamento.

•Foi difícil marcar audiência com a mais poderosa da Europa? 

A Alemanha dá grande importância para as relações bilaterais com o Brasil. Tanto é assim que Merkel adiou sua viagem à Rússia para nos receber.

•O que ela disse sobre as relações Brasil-Alemanha?
Ela concordou em criar uma comissão de consulta permanente, política, entre os dois países. Hoje, existe essa relação entre Brasil e Rússia, bem como entre Brasil e China.

•E quem lidera essas comissões pelo Brasil?
A vice-presidência.

•Merkel revelou ao senhor o que iria levar para a Rússia? 

Ela não entrou em detalhes, mas disse que fez uma lista de 17 itens para apresentar a Vladimir Putin. Contei que, quando me encontrei com o presidente russo, ele me apresentou uma lista com 25 itens. Fui surpreendido e, desde então, preparo fichas para este tipo de encontro.

•Algo mais sobre Brasil?

 Em 2005, o acordo de bitributação entre Brasil e Alemanha foi denunciado. E desde então, nada foi colocado em seu lugar. Ela cobrou uma solução.

Nenhum comentário: