sexta-feira, novembro 09, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Puro populismo jurídico e séria violação aos direitos dos réus”
José Dirceu, cuja “fuga iminente” foi especulada, sobre a entrega dos passaportes


PIZZOLATO PODE VIRAR UM ‘BATTISTI’ DO MENSALÃO
Condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato poderá criar uma encrenca internacional se tiver que entregar seus passaportes italiano e brasileiro, como determinou o Supremo Tribunal Federal. A Convenção de Haia impede a retenção de passaporte de cidadão com dupla cidadania, informa o Itamaraty. O STF discorda: só se o réu Pizzolato estivesse em território italiano.

VOLARE
Especialista em direito internacional, Giacomo Guarnera diz que só ordem restritiva da procuradoria poderá impedir Pizzolato de viajar.

CIDADÃO ITALIANO
Impedido, Pizzolato poderia recorrer à Embaixada italiana, abrindo espaço para longa discussão “à la Battisti” entre os dois países.

INCÓGNITA
Notificado, Pizzolato terá 24h para entregar os dois passaportes. O advogado dele não foi encontrado para dizer o que seu cliente decidiu.

PORTO SEGURO
O ex-diretor de marketing do BB foi à Itália em julho e “tecnicamente” poderia voltar e ficar. Salvatore Cacciola foi preso ao sair da Itália.

LOUCO POR MINISTÉRIO, PSD DEVE APOIAR HENRIQUE
Uma vez oficializado o apoio da presidente Dilma Rousseff ao líder do PMDB, Henrique Alves (RN), na disputa pela Presidência da Câmara, o PSD deverá esquecer a própria ameaça de apoiar a candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG). O partido de Gilberto Kassab está louco para faturar algum ministério na reforma prometida pela presidente em 2013 e, por ora, não correrá o risco de contrariar a orientação do governo.

PAUTA É OUTRA
O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos, nega acordo por um ministério, jurando que a prioridade é o espaço do partido na Casa.

MANGAS DE FORA
O governador pernambucano e presidenciável Eduardo Campos (PSB) já fala abertamente contra a política federativa do governo Dilma.

PÓS-MENSALÃO
Absolvido no processo do mensalão, o ex-líder do PT Paulo Rocha já se prepara para disputar o governo do Pará, em 2014.

NA MORAL
Além de Henrique Pizzolato, outros 22 condenados do mensalão devem entregar o passaporte. O advogado Luiz Francisco Barbosa diz que seu cliente Roberto Jefferson o fará antes de ser notificado.

ENCARANDO AS FERAS
O chanceler Antônio Patriota, que sempre tratou com enfado e irritação os políticos, está frito: terá de implorar a aprovação em prazo recorde, no Congresso, de nova escala de salários para diplomatas e servidores no exterior. O Tribunal de Contas da União acha ilegal a correção cambial para os salários.

LEI PIAUHYLINO
Hoje, à frente de uma das mais prestigiadas bancas de advocacias do País, o ex-deputado Luiz Piauhylino (PE) foi muito cumprimentado pela aprovação do seu projeto, datado de 1999, punindo crimes na internet.

CONTE ATÉ DEZ, STF
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, foi cercado por autoridades, em uma rodinha, no lançamento da campanha “Conte até dez” contra a violência, para pilheriar que deveria ser acrescentada a sigla STF.

TABULEIRO
Com o crescimento do PSB após as eleições, o governador cearense Cid Gomes defende o PSB na vice de Dilma, em 2014: “Além de não ser um lugar cativo do PMDB, nosso partido é mais orgânico”.

DEMISSÃO DEFINIDA
Está concluída no DF, com parecer pela demissão a bem do serviço público, a investigação de dois agentes da Polícia Civil flagrados grampeando ilegalmente o telefone da procuradora Claudia Fernanda, do Tribunal de Contas, em 2006, durante o governo de Joaquim Roriz.

FIM DO MUNDO
Jornalistas, boêmios e políticos organizam em Brasília o “almoço do fim do mundo” no restaurante Stella Grill, no Setor Comercial Sul, em 21 de dezembro, claro. Só para tripudiar sobre as profecias de Nostradamus.

DE MULHER PRA MULHER
Coordenadora da bancada feminina, a deputada Janete Pietá (PT-SP) vai pedir à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) a liberação de emendas para áreas relacionadas a questões de gênero em 2013.

PERGUNTA EM ALTO-MAR
Será que sem os royalties do petróleo o governador Sérgio Cabral (PMBD) também vai perder os guardanapos franceses da Copa?


PODER SEM PUDOR

CARCEREIRO GENTIL
Preso em 1964, Francisco Julião, das Ligas Camponesas, foi metido num cubículo da 2ª Companhia de Guardas, no Recife. Ele não passava bem e um oficial do Exército chamou um médico, que prescreveu apenas alimentação decente. Gentil, todos os dias o militar "contrabandeava" um litro de leite para Julião. E ainda lhe fez uma surpresa: levou-o para o banho, certo dia, para um inesperado encontro com outro preso político, Paulo Freire. Trocaram abraço, palavras, força. O oficial, o alagoano Carlito Lima, relata história em seu livro Confissões de um capitão (Garamond, Rio), prefaciado pelo ex-líder estudantil Vladimir Palmeira.

Nenhum comentário: