quinta-feira, novembro 08, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Meça suas palavras quando eu estiver votando”
Ministro Marco Aurélio discutindo com Joaquim Barbosa, no julgamento do mensalão


EDUARDO CAMPOS CONVIDA AYRES BRITTO PARA O PSB
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, convidou presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, que se aposenta este mês, a se filiar ao PSB. Segundo socialistas, o convite foi feito na colocação de busto do então ministro Djaci Falcão na entrada do TRF-5 na segunda-feira. O PSB cogita lançá-lo ao Senado no Distrito Federal em 2014, onde o ministro tem domicílio eleitoral e goza de prestígio.

EM ALTA
Os socialistas avaliam que o ministro teria mais chance em Brasília, onde vai morar, devido à popularidade com julgamento do mensalão.

VOO SOLO
A cúpula do PCdoB bateu o martelo: vai apoiar o líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), na disputa pela Presidência da Câmara.

NÃO DEU CERTO
Não surtiu os efeitos aguardados o tratamento a que se submeteu o ministro Joaquim Barbosa em uma clínica de Dusseldorf, Alemanha.

UFA!
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, deve estar aliviado com a reeleição de Obama. Com Mitt Romney, seria “deletado” em breve.

SENADOR DO PSB NÃO DEVOLVE ‘BOQUINHAS’ NO DF
Apesar de Agnelo Queiroz (PT) atribuir à “ignorância e provincianismo” do senador Rodrigo Rollemberg (PSB) as críticas dele a um contrato de consultoria do governo do DF com uma estatal de Cingapura, o parlamentar enrola há duas semanas e não entrega os cargos que controla na gestão petista. O governador registrou a “visão atrasada e míope” do senador, inspirada por seu projeto eleitoral, e o desafiou: “O que não pode é ter uma atitude de oposição e participar do governo”.

DESCONVERSANDO
Rollemberg desconversa: “Quem tem o poder de nomear e demitir é o governador”. Mas não fala entregar as “boquinhas” que acumula.

BARRIGA CHEIA
Prepostos de Rollemberg chefiam as secretarias de Agricultura e Turismo, a Administração do Lago Norte e uma diretoria na Terracap.

DESCENDO DO MURO
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que preside o PSB, impaciente, chegou a Brasília para exigir uma definição de Rollemberg.

O CRIME BATE À PORTA, DEPUTADO
A mulher do ex-ministro do Turismo Pedro Novais (PMDB-MA) foi assaltada ao chegar de viagem na 302 Norte, em Brasília, onde moram deputados. Bandidos a renderam quando saía do táxi às 4h da manhã do dia 31. Levaram 2 malas. Em greve, a polícia não registrou o crime.

INCOMPETÊNCIA
Assessores de Dilma não sabem se a irritou mais a goleada na derrota do projeto dos royalties ou a confissão de incompetência do líder do governo Arlindo Chinaglia (PT-SP), dizendo que foi “pego de surpresa”.

ATIRANDO NO PRÓPRIO PÉ
Cabo eleitoral da própria derrota na votação dos royalties de petróleo, por suas declarações desastrosas contra o Congresso, o governador Sérgio Cabral pisou na bola de novo. O governo achou “chantagem do mais baixo nível” sua ameaça à realização da Copa e das Olimpíadas.

QUE GREVE?
Apesar da vexatória “operação tartaruga” de PMs e a greve de 77 dias na Polícia Civil mais bem paga do País, Brasília já meteu na cadeia 9.501 criminosos, em 2012. E o sistema prisional só comporta 6.400.

JOGO DE CENA
O PT processa o ex-governador do DF Joaquim Roriz (PSC), por haver chamado petistas de “satanás” e “vagabundos”, em 2010. Mas não se fez representar nas audiências da 1ª Vara Criminal do Paranoá (DF).

PERGUNTA NA PORTA DO STF
Sobrou bolacha no intervalo para cafezinho, ontem, no STF, depois do arranca-rabo no plenário?

MANTEGA ESNOBADO
Informado de que o ministro Guido Mantega (Fazenda) queria apenas apresentar aos governadores a proposta de unificar alíquotas de ICMS em 4%, como defende São Paulo, o pernambucano Eduardo Campos economizou a viagem. Mandou o secretário da Fazenda. Só para ouvir.

PELAS COSTAS
O ministro Brizola Neto (Trabalho) esperou a viagem à China do líder do PDT, André Figueiredo (CE), para aparecer em uma reunião da bancada e conspirar para fazer do deputado Zé Silva (MG) o novo líder.

AMAR É...
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, disse ao Estadão que “não ama nem odeia José Dirceu”. Faltou dizer: a entidade, hoje, ama é grana, com milhares de carteirinhas para marmanjos e o silêncio pelos R$ 30 milhões doados por Lula para a sede no Rio, que não sai do papel.


PODER SEM PUDOR

MORFEU, DEUS DO SONO
Benedito Valadares, interventor de Minas Gerais, conversava com o amigo Ciro dos Anjos quando, de repente, levou a mão à boca, num longo bocejo:
- Vou dormir, Ciro, entregar-me aos braços de Orfeu!
- Faltou um M, doutor Benedito - corrigiu o amigo.
- Orfeom é instrumento musical, Ciro. Eu estou é com sono mesmo...

Nenhum comentário: