sexta-feira, novembro 30, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Joelmir era um gênio em comunicação. Aprendi muito com ele”
Ex-ministro da Fazenda Delfim Netto, lamentando a morte do jornalista Joelmir Beting


DILMA DECIDE LAVAR AS MÃOS: ‘LIGUEI O BOTÃOZINHO’

A presidente Dilma não parece muito incomodada com o “cochilo” dos aliados que resultou na convocação, para depor no Congresso, de envolvidos nas denúncias de corrupção e tráfico de influência revelados pela Operação Porto Seguro, da Polícia Federal. Em conversas com aliados mais íntimos, ela lavou as mãos para um assunto que não lhe diz respeito: “Querem saber? Liguei aquele botãozinho do (*)-se”.

O CACHIMBO CAIU

O “cochilo” governista resultou na convocação, para depor, dos irmãos Paulo e Rubens Vieira, diretores da ANA e Anac, agências reguladoras.

DISPUTA INTERNA

Os senadores Lindbergh Farias (RJ) e Eduardo Suplicy (SP) estão no páreo, no PT, pela presidência da Comissão de Assuntos Econômicos.

NÚMERO CABALÍSTICO

Mera coincidência ou praga do destino, o Supremo condenou à prisão exatamente 13 réus no mensalão do PT. É o número do partido.

PALANQUE

O PSB reúne os 443 prefeitos eleitos nesta sexta e sábado em Brasília. O presidente Eduardo Campos, mais uma vez, será a estrela do evento.

ACIDENTE NO SUL DESTRÓI AVIÃO ESPIÃO DA FAB

Um dos dois Veículos Aéreos não Tripulados (Vants) da FAB foi totalmente destruído em acidente na base de Santa Maria (RS), onde fica estacionado. O aparelho de US$ 4,5 milhões, fabricado em Israel, teve perda total: o motor parou após a decolagem e caiu. A tragédia não foi maior porque o avião espião do esquadrão Horus, de combate ao tráfico de drogas, sobrevoava a base. A FAB guarda sigilo absoluto.

PARADÃO

O outro Vant está parado na base de São Miguel do Iguaçu-PR, como já noticiamos em janeiro. A PF acredita tê-lo de volta neste final de ano.

BOI NA LISTA DE ESPERA

A Infraero adiou para 11 de dezembro a licitação para contratar uma assessoria externa de imprensa. Tem boi no aeroporto.

COTADOS

Disputam a liderança do Bloco da Minoria (PSDB e DEM) os tucanos Nilson Leitão (MT), Domingos Sávio (MG) e Vanderlei Macris (SP).

MERECIDO

Melhor homenagem impossível: o jornalista Joelmir Beting, que morreu aos 75, foi trending topic no Twitter. É dele: “O PT nasceu como um partido de presos políticos. Vai virar um partido de políticos presos”.

REUNIÃO

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) podia polir o português coloquial. Tascou “os pobres estão chegando na Universidade e isso incomoda”, em debate ontem. Os pobres saíram a que horas, ministro?

FORA DA PAUTA

O líder do PMDB, Henrique Alves (RN), garante não ter feito qualquer acordo com o PSDB para livrar o governador Marconi Perillo (GO) em troca de apoio a presidente da Câmara: “O assunto nunca foi tratado”.

JERICO’S WAY

Americano naturalizado, o mecânico de aviação brasileiro Diocenyr Barbosa Santos pode pegar 20 anos de cadeia nos EUA por tentar contrabandear sete jatos para o embargado Irã através da China, com fundos suíços. Tinha duas empresas onde era faz-tudo na Flórida.

ENCOMENDA

Para o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB, SP), ex-delegado da Polícia Federal, “tudo indica que a operação Porto Seguro foi uma encomenda”. “Tem alvo certo: o Lula, a Dilma e o Zé Dirceu”, alega.

COOPTAR NÃO PODE

Ex-secretário da governadora potiguar Rosalba Ciarlini, o ex-deputado baiano Benito Gama, presidente interino do PTB, ficou sem clima no cargo após tentar cooptar deputados do DEM. Madame não gostou.

NA LISTA

Luiz Roberto Barroso circulou em jantar de juristas, na residência do ex-ministro do STF Ilmar Galvão, em Brasília, com o desembaraço de cogitado para aquela Corte. Ele se recuperou de recente enfermidade.

‘FULEQUICES’

O Twitter veio abaixo ontem com a escolha de “Fuleco” para mascote da Copa: “Pimenta no Fuleco dos outros” e “Lula está com o Fuleco na mão” foram alguns dos “achados” dos internautas na rede social.

PERGUNTA NO CIRCO

Quem é o atirador de facas que tanto apunhala Lula pelas costas?

PODER SEM PUDOR

SEMPRE PERTO DO PODER

Político que se preza não perde procissão. Na Paraíba, o deputado Antônio Montenegro, obediente à regra, esteve certa vez na procissão de Santo Antônio, em Piancó. Aproximou-se para ajudar a carregar o andor, mas os quatro lugares já estavam ocupados, um deles pelo senador Rui Carneiro, do MDB. Montenegro puxou o padre num canto:

- Reverendo, eu queria pelo menos que o senhor deixasse eu ir perto da banda de música. Longe do poder é que não posso ficar...

Nenhum comentário: