domingo, novembro 25, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Até que enfim esses incompetentes da CBF fizeram uma coisa boa”
Deputado craque Romário (PSB-RJ) sobre a demissão de Mano Menezes da seleção


SERVIDORES TEMEM ‘APARTHEID RACIAL’ NO SERPRO

Uma estranha campanha de “recadastramento racial”, lembrando os odiosos tempos do nazismo até pelo nome, assusta os servidores do Serviço de Processamento de Dados do governo federal, o Serpro. A campanha de “estímulo ao orgulho pela raça” é reforçada pelos dados da estatal: “dos 11 mil empregados, 485 se declaram negros e 7.617 brancos, mas a realidade da empresa é outra”, diz o setor de Gestão de Pessoas. O Serpro quer mudar a raça no cadastro.

NEGRO À FORÇA

O baixo número de negros, pela lógica do Serpro, seria motivado por “vergonha” de se declarar, instalando um racismo “ao contrário”.

CONFRONTO RACIAL

Nas redes sociais, servidores questionam “interesses de grupos” com essa “prática abominável” na estatal e querem resposta da Ouvidoria.

DE MUDANÇA

O novo presidente do STF, Joaquim Barbosa, exonerou os funcionários de seu gabinete para realocá-los em no gabinete da Presidência.

ÁGUA DE BEBER

O ministro Fernando Bezerra (Integração Nacional) deu um tempo nas preocupações com a grave seca no Nordeste: passa férias no exterior.

MERCKEL DESEJA QUE PUTIN SE ESPELHE NO BRASIL

A chanceler alemã Ângela Merckel ficou bem impressionada com o relato do vice-presidente Michel Temer sobre o modelo brasileiro de desenvolvimento sem descuidar da área social, nem da democracia. E sugeriu a Temer que incentivasse a presidenta Dilma a levar essa experiência na visita que fará à Rússia de Vladimir Putin, o presidente que costuma prender e arrebentar seus opositores e críticos.

INCONFORMISMO

Angela Merckel pareceu inconformada com a incipiente democracia russa. Confidenciou a Temer que trataria do assunto com o líder russo.

FALANDO BAIXO

Divertida, Ângela Merckel contou a Michel Temer que o russo Vladimir Putin fala alemão, “mas bem baixinho, para a gente não entender...”

EM CAMPANHA

Além de André Vargas (PR) e Paulo Teixeira (SP), está na disputa pela vice-presidência da Câmara em 2013 o deputado Décio Lima (SC).

REVISÃO CARA NA AGU

A Advocacia Geral da União contratou a revisão dos dois veículos utilizados pelo chefe, ministro Luis Adams. O preço é quase o valor de um carro zero: R$ 42 mil por dois anos de contrato. Uma revisão comum custa R$ 300,00 por veículo em qualquer concessionária.

REVEZAMENTO

Candidato a líder do PMDB, o deputado Manoel Júnior (PB) enviou envelope confidencial aos colegas peemedebistas com 18 propostas caso assuma o cargo. Uma delas é rotatividade anual na liderança.

CAÇADOR DE AUTÓGRAFOS

Ao reencontrar o senador Fernando Collor (PTB-AL), o ministro Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) aproveitou para preencher a importante lacuna na sua coleção de autógrafos de presidentes da República.

NO SEU QUADRADO

Na expectativa de assumir o comando do PSDB, o senador Aécio Neves pediu pessoalmente a Domingos Sávio (MG) para frear a candidatura a líder na Câmara, e abrir lugar a Carlos Sampaio (SP).

INCOMPETÊNCIA S/A

A estatal Infraero é mesmo uma brincadeira: há meses funciona apenas uma das cinco pontes de desembarque do aeroporto Zumbi dos Palmares em Maceió, mal e porcamente. Sem qualquer providência à vista.

PAZ EM GAZA

Michel Temer está aliviado com a paz negociada no PMDB da Paraíba. Os grupos do ex-senador Wellington Salgado e do ex-governador José Maranhão se revezarão na presidência do partido a cada 18 meses.

FOGO AMIGO

O senador Walter Pinheiro (BA) garante que não passa de especulação a possibilidade de assumir a liderança do governo no Congresso em lugar de José Pimentel (CE): “Devem ter soltado isso pra me queimar”.

PÕE NA CONTA

Não será surpresa se os índios (ou seus parentes) supostamente torturados na ditadura, como apura a Comissão Nacional da Verdade, entrem no Ministério da Justiça pedindo indenização e anistia política.

PENSADO BEM...

... com prestígio em baixa, nem consultaram o ex-presidente Lula para demitir o técnico Mano Menezes da Seleção.


PODER SEM PUDOR

TEMAS DE INTERESSE

O "Manifesto dos Coronéis" pretendia derrubar João Goulart do Ministério do Trabalho, em 1951, no segundo governo de Getúlio Vargas. O jornalista Murilo Melo Filho conseguiu ser recebido por Eurico Gaspar Dutra, que era avesso a entrevistas. Murilo quis saber, antes, sobre um roubo ocorrido na casa do ex-presidente. Dutra desconversou:

- Não foi nada demais. Ele pegou algumas coisas e foi embora, só isso.

- Presidente o Sr. acha que os coronéis vão derrubar Jango do ministério? - disparou Murilo, perguntando o que de fato interessava.

- Olha, Murilo, é melhor falar do ladrão...

Nenhum comentário: