terça-feira, novembro 13, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“O que surpreende é o joguinho”
Ministro Joaquim Barbosa sobre o comportamento de Ricardo Lewandowski, no STF

MP-DF COMPRA SISTEMA PARA GRAMPEAR TELEFONES
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios entrou na lista de órgãos públicos que têm o poderoso Guardião, sistema capaz de grampear até milhares de telefones simultaneamente – e, segundo seus críticos, sem qualquer controle externo. A decisão do MPDFT tem sido recebida como desafio a entidades policiais que discutem no Supremo Tribunal Federal a quem cabe a atividade investigativa.

SEM SATISFAÇÕES A DAR
O MPDFT não explica a compra nem quanto custou o Guardião. Ainda recomendou à coluna que procurasse um “SIC”, inexistente no seu site. 


MEDO DO GUARDIÃO
A assessoria não sabe, mas em vez de “SIC”, o site do MPDFT tem um formulário com base na Lei da Acesso à Informação.

REFORMA NA PAUTA
A reforma política promete colocar fogo nas discussões parlamentares nas próximas semanas. A matéria deve ser votada no próximo dia 20.

PERGUNTA NO AEROPORTO
Quem vai tocar os negócios internacionais de José Dirceu, sobretudo em Cuba e na Venezuela, agora que ele está sem passaporte?

PIZZOLATO PODE ATÉ SER ELEITO DEPUTADO NA ITÁLIA
O advogado Marthius Sávio Lobato reiterou que seu cliente Henrique Pizzolato “não vai fugir” após entregar seus passaportes, mas a dupla cidadania favorece o ex-diretor do Banco do Brasil, condenado no mensalão. Pela lei italiana, ele pode pedir outro passaporte no consulado e até se candidatar a deputado ou a senador pela América Latina ao Parlamento da Itália. Eleito, não poderia ser preso.

TRÊS CRIMES
Condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e peculato, Pizzolato seria “vítima de gravíssimo julgamento de exceção”, diz seu advogado.

CARTEIRINHA
Conta a favor da fuga de réus o trânsito livre, sem a necessidade de passaporte, nos países do Mercosul: basta mostrar a identidade.

GUANTANAMERA
Piada inevitável ontem, após a aplicação da pena no SFT: o ex-ministro José Dirceu vai “cortar” dez anos de cana. E não será em Cuba.

ELIANA CALMON: POLÍTICA, NÃO
Mesmo honrada com a distinção, a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, não tem interesse em ingressar na política, “muito embora tenha consciência que a magistratura é uma carreira política”. O Partido Verde sonha com a candidatura dela à Presidência, em 2014.

ATUAÇÃO CORAJOSA
Por sua atuação desassombrada no combate à corrupção, a ministra Eliana Calmon ganhou popularidade e tem sido citada como a presidenta dos sonhos de muitos brasileiros, em substituição à Dilma.

NA ESTRADA
Advogado de Roberto Jefferson, Luiz Franciso Barbosa quer mobilizar prefeitos, OAB e Câmara dos Deputados pelo controle legislativo e judiciário do Ministério Público, inclusive incriminando uso de “grampo”.

BOCA E DENTES
Ongs picaretas querem manter a boca-rica no Conselho Nacional de Saúde, reelegendo conselheiros para terceiro mandato: o ministro Alexandre Padilha não se manifesta, mas a Advocacia-Geral da União informa que vale o decreto de 2006, de dois períodos.

PATRULHA PETISTA
O Palácio do Planalto não divulgou as fotos do encontro em que a presidente Dilma recebeu do ministro Joaquim Barbosa o convite para a posse dele na presidência do Supremo Tribunal Federal.

ALOPRADO
O ministro Aloizio Mercadante (Educação) fez jus à fama, tentando colocar Lula e FHC de garotos-propaganda do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Mas descobriu a tempo que FHC já passou da idade e Lula ainda é muito jovem.

BRIGA PEDETISTA
O pano de fundo para a criação do Partido Solidariedade, revelada nesta coluna, é a disputa entre os deputados Zé Silva (MG) e André Figueiredo (CE) pela liderança do PDT na Câmara. Alijado, o deputado Paulinho da Força resolveu criar o PS para abandonar o PDT.

RECICLÁVEIS
Não faltará trabalho para a cooperativa de catadores que a Presidência da República vai contratar para recolher o lixo de 2.574 servidores. Tem mais gente que Borá (SP), a menor cidade do Brasil, com 804.

PENSANDO BEM...
...voou tanta pena ontem no Supremo Tribunal Federal, que hoje vai dar avestruz no jogo do bicho.


PODER SEM PUDOR

A DITADURA DA POESIA
Nomeado interventor do Amazonas por Getúlio Vargas, o poeta Álvaro Maia sempre encontrava tempo para cometer versos. Mas dava duro. Certo dia, o prefeito de Lábrea reclamou do promotor da cidade:
- O senhor precisa demitir o homem. Ele bebe muito, dá escândalo. Até já ficou nu na beira do rio. E isso não é nada, há coisa muito pior...
- É mesmo? - interessou-se o interventor.
- Além de todos os vexames, ele ainda é poeta!
O prefeito foi posto para fora do gabinete e demitido no mesmo instante.

Nenhum comentário: