quinta-feira, novembro 01, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Meu medo é que ele se mate na prisão”
Clara Becker sobre condenação do ex-marido José Dirceu no mensalão


FRAGATAS: BRASILEIROS INSINUARAM COMISSÃO DE 3%
Durante as tratativas para a venda de fragatas ao Brasil, em 2010, no valor de 2,5 bilhões de euros, sob investigação do Ministério Público da Itália, negociadores brasileiros insinuaram comissão de 3% sobre a transação, segundo confessou em depoimento o ex-diretor da estatal Finmeccanica, Giuseppe Bono. Ele disse ter ficado claro que o dinheiro (70 milhões de euros) seria destinado a políticos brasileiros e italianos. 

ESCÂNDALO DA HORA
As investigações sobre a negociação das fragatas, no governo de Silvio Berlusconi, merecem atualmente grande destaque na imprensa italiana.

GORDA COMISSÃO
Os 70 milhões de euros de comissão, insinuados por negociadores brasileiros na Itália, correspondem a cerca de R$ 184,1 milhões.

EL CID
Dilma reconhece, em papos reservados, que a eleição do candidato do PSB em Fortaleza foi uma vitória pessoal do governador Cid Gomes.

ESTRAGO
Ainda prevalece, no Pará, o trauma da gestão de Ana Júlia Carepa (PT) no governo estadual: o partido elegeu apenas 14% dos prefeitos.

STF: MINISTROS PREPARADOS CONTRA ATAQUES À HONRA
Ministros do Supremo Tribuna Federal foram avisados e já adotam providências para enfrentar possíveis tentativas de desmoralização, em redes sociais, de supostos militantes inconformados com a condenação dos réus do mensalão como o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino. As ameaças envolvem a difusão de mentiras sobre a conduta profissional e até pessoal dos ministros.

INUTILIDADE
Faltou dizer: o recorde de 20% de votos nulos, brancos e abstenções no 2º turno mostraram também a desaprovação ao voto obrigatório. 

GELEIA GERAL
Dilma tentar incluir, nas negociações para reforma ministerial, os espaços dos partidos aliados nas mesas da Câmara e do Senado.

FEIURAS OU GOSTOSURAS?
Faltou “assessoria de imagem” na Petrobras, escalando a presidente Graça Foster para palestra a mulheres na véspera do Dia das Bruxas.

APOSTA DA SACRISTIA
A diplomacia do Vaticano, considerada uma das mais eficientes do mundo, trabalha com a certeza de que o republicano Mitt Romney vencerá a eleição presidencial americana. Por pouco, mas vencerá.

IDEIA DE JERICO
Em vez de pagar melhores salários e acabar com regalias nas escalas de folga, botando polícia na rua, o governador Geraldo Alckmin enviou projeto à Assembleia oficializando o “bico” de PMs fora do serviço.

RECURSO A PGR
Sem esperança de vê-las acolhidas na CPI do Cachoeira, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que vai entregar suas conclusões sobre o assunto à Procuradoria Geral da República, na semana que vem.

SEM HADDAD
O Palácio do Planalto negou ontem que o Airbus usado por Dilma tenha ido buscar o prefeito eleito Fernando Haddad (PT) em São Paulo. O avião foi para São Carlos (SP) na segunda, para fazer manutenção. Voltou na terça.

BOA IDEIA
O botafoguense Agnaldo Timóteo, vereador em São Paulo, pediu ao ministro Aldo Rebelo (Esporte) o aproveitamento de craques campeões do mundo, muitos em dificuldades, na promoção da Copa de 2014.

É para sempre
José Dirceu não deve ter gostado da ex-mulher, Clara Becker, dizer ao Estadão que teme o suicídio dele na cadeia. Uma rasteira na imagem que cultiva, com têmpera de incansável “guerreiro buscando Justiça”. 

IN DUBIO PRO 
Professor de matemática, Delúbio Soares continua brigando com as letras no Twitter: o condenado no mensalão reproduziu assim uma notícia: “Os tucanos de SP não garante segurança a população”(sic).

ELE SE ACHA
Nas ruas de Brasília, Celso Amorim (Defesa) tem o carro escoltado por outro, de segurança, bloqueando a todos que tentem ultrapassar sua excelência, mesmo nas seis pistas na Esplanada dos Ministérios. Não por acaso, os próprios colegas chamam Amorim de “megalonanico”.

PENSANDO BEM...
...brasileiros foram a Nova York ver a Mabcy’s e encontraram a Sandy. 

PODER SEM PUDOR

ENCARANDO O PROVOCADOR

Jânio Quadros fazia campanha para o governo paulista, em 1982, quando um mendigo, com toco de cigarro pendurado na boca, gritou:
- Fujão! Fujão! Fujão!
Jânio ignorou o homem, enquanto seus assessores tentavam silenciá-lo. Mas, ao descer do palanque, ele se viu frente a frente com o mendigo, que, claro, gritava a plenos pulmões: "Fujaããão!".
Jânio olhou-o fixamente e se dirigiu a ele, resoluto. Todos temiam que o ex-presidente, aos 65 anos, decidira esmurrar o homem, que se calou de repente e ficou paralisado de medo. Jânio levantou o braço sobre um segurança e, num golpe rápido, ao invés do soco, retirou o toco de cigarro dos lábios provocadores, colocou-o na própria boca e foi embora.
O mendigo permaneceu inerte. E emocionado.

Nenhum comentário: