terça-feira, novembro 13, 2012

Cinturão petista - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/11

Depois de optar por secretários de perfil técnico para o núcleo de sua estrita confiança, Fernando Haddad prepara nomeações políticas que contemplarão deputados do PT com cargos na prefeitura. Os federais Jilmar Tatto e José de Filippi Jr. e o estadual Simão Pedro devem assumir pastas. O prefeito eleito também sonda Vicente Cândido e Ricardo Berzoini, ambos da corrente CNB, majoritária no país. Os dois, contudo, têm hesitado em aceitar a configuração proposta por Haddad.

Mapa Líder do PT na Câmara, Tatto é o favorito para a Secretaria dos Transportes, que já ocupou na gestão de Marta Suplicy. Filippi, coordenador do programa de governo, e Simão, responsável pela agenda de Haddad na campanha, são cotados para Infraestrutura Urbana e Habitação, respectivamente.

Revezamento Quatro secretários já anunciados farão hoje reuniões com os atuais titulares das pastas de Governo, Negócios Jurídicos, Planejamento e Desenvolvimeno Urbano. Só Marcos Cruz (Finanças), em viagem até dia 21, não participará.

Currículo A consultoria McKinsey, da qual Cruz é sócio, deveria ter finalizado seu trabalho no Ministério da Casa Civil em maio, com a entrega de oito relatórios. O governo diz que não pode divulgá-los porque estão sob análise da Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade.

Tête-à-tête Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin se encontrarão amanhã pela primeira vez após a troca de farpas entre governos federal e paulista sobre a crise na segurança. Ambos acompanharão exibição de alunos do ITA sobre robótica na Olimpíada do Conhecimento, no Anhembi.

Menu indigesto Durante café da manhã com a bancada paulista, ontem, Alckmin foi inquirido por Eduardo Suplicy (PT) sobre a crise na segurança. O tucano, irritado, ponderou que a estatística de crimes no Estado é melhor que a média nacional.

Antes... Do relator do mensalão, Joaquim Barbosa, na sessão do dia 8 deste mês no Supremo, às 19h20: "Na segunda-feira vamos atacar o núcleo financeiro".

... e depois Alguns ministros foram informados pouco antes do início da reunião de ontem de que ele mudara a ordem e iniciaria pelas penas do núcleo político. O revisor, Ricardo Lewandowski, e os advogados dos réus não foram alertados.

Ainda essa A banca de dissertação de Mestrado em Direito da qual Lewandowski participou ontem, antes de embarcar para Brasília, era sobre a ideologia dos magistrados a partir das decisões.

À deriva Os advogados do núcleo político dizem que não foram avisados de que o STF definiria a pena dos petistas ontem. "A advocacia foi fortemente destratada pelo relator e pelo presidente em vários momentos do julgamento. E o pior é que a OAB não diz uma palavra", critica Luiz Pacheco, defensor de José Genoino.

Jejum Em jantar com ministeriáveis do PSD, sábado, Gilberto Kassab alertou aos pretendentes que não contem com convites para a Esplanada antes de fevereiro.

Terreno minado Integrantes da base do governo já pensam em surpreender o Planalto na tramitação da MP 579, que trata das concessões elétricas. Estudam emenda que garanta que os efeitos da lei valham apenas para concessionárias cujos contratos já tenham sido prorrogados.

Visita à Folha Edemir Pinto, diretor-presidente da BM&FBovespa, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava com Alcides Ferreira, diretor de comunicação e marketing.

com FÁBIO ZAMBELI e BRENO COSTA

tiroteio

"O PT levou tão a sério a regionalização da publicidade do governo que agora faz anúncios até em jornais do além."
DO LÍDER DO PPS NA CÂMARA, RUBENS BUENO (PR), sobre o Planalto aplicar R$ 135,6 mil em propaganda em cinco veículos de São Paulo que não existem.

contraponto

Água na fervura

Logo depois do mais intenso bate-boca entre Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski desde o início do julgamento do mensalão, na sessão de ontem, chegou a vez de Marco Aurélio Mello votar sobre a pena para José Dirceu. Antes de começar, derrubou um copo na bancada.

-Senhor presidente, perdão. Acabei derrubando um copo e molhei tudo aqui...

O presidente Carlos Ayres Britto, que tem procurado atuar como mediador das rusgas entre relator e revisor, aproveitou a deixa para distensionar a sessão:

-Literalmente V. Exa. esfriou o ambiente de vez!

Nenhum comentário: