quinta-feira, novembro 08, 2012

Adeus às armas - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/11

José Mariano Beltrame mandou recolher mais de cem fuzis do policiamento na Zona Sul do Rio.
O secretário está convencido de que os avanços da política de segurança permitem, em algumas áreas, claro, o policiamento sem uso deste tipo de arma, mais apropriada para territórios em guerra.
Faz sentido.

Osso do pé
Ivete Sangalo não vai mais participar, dia 14, em Las Vegas, EUA, de um tributo a Caetano Veloso, parte das festas do Grammy Latino 2012, que este ano homenageia o artista brasileiro.
Quebrou um osso do pé.

Tomara que não
Um personagem importante do futebol, que conhece e gosta de Adriano, teme que o craque, pelo andar da carruagem, torre toda a sua fortuna em menos de cinco anos. Meu Deus...

Mundo cão
Lembra o soldado Kennedy, do 22º BPM do Rio, que borrifou spray de pimenta numa cadela, na Rocinha, em maio (veja abaixo a cena flagrada pelo coleguinha Domingos Peixoto)? A investigação da PM concluiu que ele agiu em legítima defesa, pois o animal teria avançado em sua direção “com o ânimo de mordê-lo”. É. Pode ser.

Missa polêmica
A “Revista de História da Biblioteca Nacional” que chega às bancas amanhã deve causar polêmica com uma reportagem sobre a restauração do famoso quadro “A Primeira Missa no Brasil”, de Victor Meirelles de Lima (1832-1903).
É que o quadro, pintado entre 1859 e 1860, ganhou, na restauração, em 2006, duas faixas laterais de cor neutra que cobrem parte da pintura.

Segue...
Coordenada pelo Museu Nacional de Belas Artes, a restauração teve colaboração do Laboratório de Instrumentação Nuclear da Coppe/ UFRJ, e financiamento do BNDES.
Segundo a revista, a intervenção, que teria descaracterizado a obra, causou “o encolhimento da tela e a perda de profundidade”.

Mas...
Especialistas ouvidos pela “Revista de História” se dividem.
Alguns afirmam que as tais faixas laterais poderiam constar da obra, originalmente. Sua função seria proteger a pintura da ação do tempo. Outros discordam.

NO TEMPO DAS CARRUAGENS
Este prédio histórico, deteriorado, exemplar da arquitetura eclética de inspiração clássica e art nouveau, na esquina das ruas Gomes Freire e do Senado, no Centro velho do Rio, será, em breve, totalmente recuperado (veja na reprodução do projeto aqui acima como vai ficar). Trata-se da Garagem Poula, construída em 1910 para abrigar carruagens e uma hospedaria. Quem vai tocar a obra é a construtora WTorre, que finaliza, ali perto, o Centro Empresarial Senado, a ser usado pela Petrobras. A empresa assumiu com a prefeitura o compromisso de revitalizar parte do patrimônio arquitetônico da região, como o Solar do Marquês de Lavradio, o prédio do finado Dops e a Garagem Poula 

Conte até 10
O Ministério da Educação e o Conselho Nacional do Ministério Público anunciam hoje, em Brasília, uma campanha contra homicídios, voltada para crianças e jovens. A ideia é abordar o tema na escola no início de 2013, falando de assassinatos por impulso e motivos fúteis.

Segue...
No Rio, segundo estudo do MP baseado em números da Polícia Civil, de janeiro de 2011 a setembro de 2012, houve 7.799 homicídios dolosos.
Do total, 1.136 tiveram causa identificada — 26,85% delas foram classificadas como motivos fúteis ou por impulso. Coisas como intolerância religiosa, homofobia, alcoolismo ou ciúme, por exemplo.

Por fim...
A campanha, batizada de “Conte até dez. Paz. Essa é a atitude” (veja o cartaz lá em cima) será estrelada pelos lutadores de MMA Anderson Silva e Júnior Cigano e pelos judocas Leandro Guilheiro e Sara Menezes, medalhistas em Londres.
A música-tema será “Pra onde vai”, de Gabriel Pensador.

Pôxa, Cedae
Acredite. Só este ano, a Cedae, estatal fluminense da água, já acumula 20 mil processos nos Juizados Especiais do Rio.
Mas a empresa frustrou as expectativas do TJ-RJ ao não apresentar propostas para acordo em 90% de suas ações em pauta nesta Semana Nacional de Conciliação, que termina dia 14.

Ela e muita gente
Ontem, no salão Werner do Humaitá, no Rio, uma manicure se virou para a recepcionista e disse:
— Eu não dormi nada esta noite.
Fiquei esperando o Obama ganhar...

BEBÊ A BORDO
Maria Rita, a cantora filha da saudosa Elis Regina, grávida do segundo filho, recebe um paparico de boas-vindas das irmãs Mart’nália e Maíra Freitas, filhas de Martinho da Vila, nos bastidores de gravação na Biscoito Fino

DE VOLTA AOS PALCOS
Renata Sorrah, a grande atriz, em cartaz no CCBB com a peça “Esta criança”, recebe o carinho de Alessandra Negrini depois do espetáculo, dirigido por Márcio Abreu

Ponto Final
Palpite infeliz. Ao decidir em 2009 mexer na regulação do setor de petróleo, Lula e Dilma arrumaram sarna para se coçar. E o que é mais greve: muita gente séria sustenta que não era preciso mudar a legislação para alcançar alguns objetivos perseguidos pelo governo, como maximizar os ganhos da União com o pré-sal. Com todo o respeito.

Nenhum comentário: