domingo, novembro 11, 2012

A sucessão no Rio - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 11/11

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) estão exultantes. Eles estão recebendo pesquisas de intenções de voto que mediram o efeito de suas aparições, nas redes regionais de TV, nos programas de propaganda política nas eleições municipais. Eles estão à frente do vice Luiz Fernando Pezão, pois o PMDB não usou suas inserções para promovê-lo.

O princípio ativo da abobrinha
O governo Dilma acaba de ganhar processo, na 15ª Vara da Justiça Federal de Brasília, proibindo a Natura, empresa nacional da área de cosméticos, de pesquisar as frutas cajá e caju sem prévia autorização do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente. Prevaleceu a alegação de que "a autorização prévia é fundamental para proteção do patrimônio genético e dos conhecimentos tradicionais dos povos e comunidades tradicionais do país, no exercício da soberania nacional, na legítima tutela dos interesses difusos e coletivos atinentes, a fim de evitar a pirataria genética com gêneros tipicamente brasileiros".

“As penas (do STF) são inegavelmente salgadas (no caso do mensalão) e vão se transformar em referência nacional para os juízes de 1º grau”
Miro Teixeira
Deputado federal (PDT-RJ)

Varredura
A Abin está fazendo avaliação de segurança nas embaixadas brasileiras mundo afora. Começou por Venezuela e Colômbia. A ideia é instruir diplomatas a lidar com dados sigilosos, evitando vazamentos como o episódio WikiLeaks.

Ficha-suja
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, afirma que mais de 2,5 mil prefeitos vão encerrar os seus mandatos em dezembro entrando na lista de fichas-sujas porque não conseguirão pagar todas as contas que estão pendentes. Esse número representa quase 50% do total de prefeituras do país.

Bota mel na minha boca
A Fifa não queria incluir Recife entre as sedes da Copa das Confederações. A presidente Dilma e o ministro Aldo Rebelo (Esporte) bateram pé. Mostraram força para a Fifa e fizeram um mimo para o governador Eduardo Campos (PSB).

Segurança reforçada
A segurança do STF está reforçando em três vezes seu efetivo para a posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência da Corte. Quer estar preparada para manifestações de protesto ou de aclamação. A cerimônia foi antecipada das 17h para as 15h, garantindo ao combalido ministro que possa descansar entre o discurso de posse e o jantar oferecido pelas associações de classe.

Ciúmes
O senador Wellington Dias (PT-PI) está inconformado com a notoriedade do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). O petista é o autor do texto da Lei dos Royalties, relatado por Vital e aprovado pelo Congresso. Ele quer confete.

Ressaca
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), muda-se para o Rio tão logo encerre o mandato, no fim do ano. Decidiu fazer mestrado em Filosofia na PUC e dar um tempo da política. Já procura apartamento e escola para o filho.

COM A CORDA TODA. O PSD não vai entrar só no governo Dilma. Fecha esta semana aliança com o governador Agnelo Queiroz (PT-DF).

Nenhum comentário: