domingo, outubro 21, 2012

Último capítulo - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 21/10


Diante da possibilidade de empate, o ministro Marco Aurélio Mello passou a ser visto como o fiel da balança para definir se a antiga cúpula do PT e outros réus do mensalão serão condenados ou absolvidos por formação de quadrilha. Advogados levantam casos anteriores em que o ministro votou contra imputações "abrangentes" desse crime pelo Ministério Público. A pressão sobre Rosa Weber e Cármen Lúcia, consideradas votos pela absolvição, é grande, segundo colegas do STF.

Inspiração 

Técnicos que auxiliam ministros do STF citam frase clássica do filme "O Homem-Aranha" para explicar que os personagens principais do mensalão, como José Dirceu, deverão ter as penas mais duras na dosimetria: "Quanto maior o poder, maior a responsabilidade".

Euforia 

Diante da possibilidade de empate no item sobre formação de quadrilha, no entanto, pessoas próximas ao ex-ministro da Casa Civil retomaram o otimismo e dizem que, se ele for absolvido, cresce a chance de cumprir pena em regime aberto.

Quem dá menos 

A semana será marcada pela chuva de novos memoriais de defesa dos réus, dessa vez com a cantilena uníssona pedindo a aplicação da pena mínima para os réus condenados.

Todo mundo 

Para tentar chegar o mais próximo desse placar de pena mínima, advogados agem nos bastidores para que os ministros que votaram pela absolvição possam participar da dosimetria.

Sem pompa 

A presidente Dilma Rousseff convocou apenas Marco Aurélio Garcia e Antonio Patriota (Itamaraty) para o encontro de amanhã com Nicolas Sarkozy.

Nem pauta 

Sem estafe de chefe de Estado, o ex-presidente francês irá à reunião acompanhado somente de uma assessora pessoal. O assunto da conversa ainda é mistério para o Planalto.

Alto nível 

Antes do debate SBT/UOL, quarta-feira, José Serra e Fernando Haddad devem duelar amanhã em evento da Nossa São Paulo. A ONG quer impedir questões que não digam respeito ao "conteúdo programático de cada candidatura".

Perdas... 

Além de reforçar o risco de descontinuidade de programas da gestão de Gilberto Kassab, o QG de Serra pretende explorar na última semana da campanha eventuais prejuízos às parcerias da prefeitura com o governo do Estado, em caso de vitória de Fernando Haddad.

... e danos 

Tucanos vão repisar o escasso histórico de convênios da administração de Marta Suplicy com o Bandeirantes, sobretudo em projetos de mobilidade urbana.

Recomeço 

A reforma do secretariado de Geraldo Alckmin, prevista para novembro, terá como pano de fundo a reconfiguração de forças à reeleição. Quatro partidos aliados ensaiam mudança de rota para 2014: PP, PSB, PDT e PSD planejam rediscutir a relação com o tucano.

Fidelidade 

Alckmin tem convicção do apoio de DEM, PPS e PV, todos desidratados nas urnas, e PTB. Para fazer frente a possíveis baixas, o governador corteja PRB e PR. As siglas, que já votam com ele na Assembleia, podem ser agraciadas com cargos.

Caipira 

Também mirando novo mandato, o tucano deseja incorporar prefeitos que deixam as funções em dezembro, como Barjas Negri (Piracicaba), Vitor Lippi (Sorocaba) e Eduardo Cury (São José dos Campos).

Terceira via 

Pesquisas à disposição do PSDB mostram Celso Russomanno bem posicionado também no interior para a sucessão paulista.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

TIROTEIO

"O PT perdeu e está feliz. Nós ganhamos e estamos muito felizes. Vamos continuar assim e viveremos felizes para sempre."
DO SENADOR AÉCIO NEVES (PSDB-MG) sobre Patrus Ananias ter dito que o partido está satisfeito com o resultado da eleição em Belo Horizonte.

CONTRAPONTO

Sucesso de público

Ao entregar pauta de reivindicação dos aposentados para Fernando Haddad (PT), anteontem, o presidente do sindicato nacional da categoria, João Inocentini, fez um pedido adicional ao candidato à prefeitura:

-Se o senhor quiser colocar na cesta de medicamentos para distribuição gratuita algumas unidades de Viagra, ficaríamos agradecidos...

O candidato petista prontamente respondeu, arrancando gargalhadas na sede da entidade:
-Olha, vou analisar com cuidado. Pela reação da plateia, me parece que é um pleito pertinente.

Nenhum comentário: