quinta-feira, outubro 25, 2012

TE VI NA TV - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 25/10


Advogados de réus do mensalão estudam apresentar à Corte Interamericana de Direitos Humanos o argumento de que a "publicidade opressiva" da mídia sobre o caso teria dificultado um julgamento isento no STF (Supremo Tribunal Federal). A intensa cobertura funcionaria como pressão sobre os magistrados.

DOIS POLOS
A tese de que a mídia pode influenciar julgamentos já foi abordada pelo decano do tribunal, Celso de Mello, em outras ocasiões. Leitor de diferentes trabalhos acadêmicos sobre o tema, ele já ponderou que, se por um lado isso pode ocorrer, ferindo o direito do réu a um julgamento justo, por outro a Constituição garante ampla liberdade à imprensa.

DE GRAÇA
O foco dos advogados que estudam o argumento seria a cobertura das emissoras abertas de TV, que são concessões públicas. E não jornais e revistas nem TVs a cabo, produtos pagos por espectadores e leitores.

RODÍZIO
O ministro Marco Aurélio Mello, que assumirá a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2014, não comandará o pleito daquele ano, em que Dilma Rousseff tentará a reeleição. Com quatro anos de corte, terá que deixar o cargo em maio. A presidência passará a ser exercida pelo ministro José Antonio Dias Toffoli.

RODÍZIO 2
E Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, já decidiu que deixará de advogar no TSE em 2014. É que o magistrado, hoje juiz substituto da corte eleitoral, passará a ser titular naquele ano. Embora a lei só impeça ministros de julgarem os casos em que familiares estão envolvidos, ela prefere parar de atuar no tribunal, como já faz em relação ao STF.

SOPHIA & MARISA
A atriz Sophia Loren, 78, desembarca no Rio no próximo mês. Ela comandará a noite de lançamento do Calendário Pirelli 2013 em uma festa no dia 27, no píer Mauá. Marisa Monte, que foi clicada para o anuário, cantará para 700 convidados. As fotos do calendário foram feitas por Steve McCurry no Rio.

VEZ DA UMBANDA
Único vereador eleito do PHS, Laércio Benko oficializa hoje apoio a Fernando Haddad (PT). Umbandista, ele defende a criação de pontos de oferenda em parques e a liberação de cultos em cemitérios. "O povo do santo tem que se assumir. Hoje menos de 2% se declaram, mas em festa de pomba-gira tá tudo lotado. No fim do ano, todo mundo pula sete ondas."

LADY DO POVO
Fã-clubes de Lady Gaga em SP estão combinando na internet ações coletivas para o show da cantora, em novembro. Compraram óculos escuros como os que Gaga usa no clipe "Just Dance". E coroas de princesa para a música "Princess".

MODA CULTURETE
A Osklen, pela primeira vez, não desfilará sua coleção no local oficial da SP Fashion Week. A marca trocou o parque Villa-Lobos pela galeria Zipper, nos Jardins. E não fará desfile, mas sim apresentação das peças a 70 convidados, no dia 29.

ROOM DE EMPREGADA
O Centro de Cultura Judaica promoveu na segunda-feira passada um leilão beneficente de apartamentos em Miami, com lances mínimos de até R$ 6,4 milhões. Nenhum imóvel foi vendido. Mas não faltaram argumentos: "É um dos poucos prédios dos EUA que tem habitação de serviço", disse Monica Venegas, da incorporadora do prédio.

"Vulgo quartinho de empregada", explicou Yael Steiner, diretora do CCJ.

FESTA DA FEIST

A cantora canadense Feist se apresentou anteontem no Cine Joia. A maquiadora Vanessa Rozan, o músico Tatá Aeroplano e a produtora cultural Roberta Youssef viram o show.

DIVIDIR É SOMAR

A apresentadora Luisa Mell e o ator Felipe Folgosi foram ao teatro do shopping Frei Caneca na segunda para a estreia de "A Partilha", peça com Susana Vieira e Arlete Salles no elenco e direção de Miguel Falabella.

CURTO-CIRCUITO

O painel "azul violeta amarelo fogo #5", no hall do MAM, vai a leilão hoje, na Bolsa de Arte, às 21h.

O concurso Faap Moda acontece às 21h na Faap.

A Chandon lança coleção no Consulado de Portugal. Hoje, a partir das 11h.

Nenhum comentário: