quarta-feira, outubro 17, 2012

Sinais e ruídos - HÉLIO SCHWARTSMAN


FOLHA DE SP - 17/10

SÃO PAULO - Nate Silver é um estatístico que ficou famoso ao criar um site de previsões eleitorais que, no pleito de 2008 nos EUA, acertou os resultados da disputa presidencial em 49 dos 50 Estados, além do vencedor das 35 corridas pelo Senado daquele ano. Ele também se saiu bem nas eleições parciais de 2010. Fez tanto sucesso que o "The New York Times" incorporou seu site, o fivethirtyeight.com.

Silver acaba de publicar um livro em que chega perigosamente perto de afirmar que, em muitas áreas, incluindo as ciências sociais, previsões são impossíveis. A obra é "The Signal and the Noise: Why so Many Predictions Fail -but Some Don"t" (o sinal e o ruído: por que tantas previsões falham, mas algumas dão certo).

Silver retoma demonstrações clássicas de que, no agregado, economistas e sociólogos não se saem melhor em seus prognósticos do que macacos brincando de cara ou coroa e tenta destrinchar os motivos desse fracasso. Para fazê-lo, percorre áreas tão distintas como a meteorologia, a previsão de terremotos, a economia, o beisebol, o pôquer, o xadrez e o aquecimento global, além, é claro, da política, tentando separar o joio do trigo, ou melhor, o sinal do ruído.

Para o autor, além do problema da complexidade, que, em maior ou menor grau, afeta a maioria das ciências em que temos dificuldades, boa parte dos especialistas e do público que consome suas informações não compreende bem a incerteza e os conceitos da probabilidade. Confunde veemência com precisão, o que nos coloca em situações difíceis, como foi o caso da crise financeira de 2008.

Silver acredita que, se formos mais humildes, reconhecendo que certas coisas são, de fato, imprevisíveis e tentando aprimorar nossos processos, como fizeram os meteorologistas, conseguiremos nos sair um pouco melhor do que os macacos.

PS - Farei uma resenha mais alentada do livro em minha coluna online de amanhã.

Nenhum comentário: