sexta-feira, outubro 26, 2012

Sem medo de crescer - EDITORIAL FOLHA DE SP


Folha de S. Paulo - 26/10


Reaceleração da economia no 2º semestre e em 2013 dirá se o BC exagerou na dose dos incentivos e abriu espaço para um repique na inflação 
Suscita inquietação ver o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, constrangido a reafirmar seu compromisso com o regime de metas de inflação. Foi oportuno, diante da crescente suspeita de leniência do BC, mas serviu também para atestar certa erosão da confiança na autoridade monetária.

Como se sabe, o centro da meta é 4,5%, mas 2011 terminou com inflação de 6,5% e este ano deverá fechar em torno de 5,5%. Combinado com mero 1,5% de avanço no PIB, arma-se o cenário duplamente decepcionante: inflação alta e crescimento medíocre.

Para o BC, os grandes vilões são a recente alta de preços agrícolas, a desvalorização do real (que encarece importados) e o aumento de 14% no salário mínimo em 2012. Essas pressões, de acordo com Tombini, devem arrefecer em 2013.

Os riscos são altos, porém, a começar pela expectativa de recuperação da economia, cujos sinais são evidentes, ainda que não entusiasmantes. Espera-se que o PIB cresça 3,5% anualizados neste segundo semestre. A cifra se repetiria no ano que vem.

Os impactos dessa retomada sobre os preços, no entanto, são incertos. O próprio BC descarta atingir o centro da meta antes de 2014. Seu último relatório de inflação aponta alta pouco superior a 5% ao ano daqui até julho daquele ano.

Mesmo assim, o BC optou por cortar mais uma vez os juros básicos para 7,25% e só então dar o ciclo de reduções por encerrado.

É clara a mudança na conduta. Até recentemente, quando a inflação superava muito o centro da meta, por efeito de choques cambiais ou agrícolas, o BC indicava um novo prazo para o retorno da taxa ao centro do alvo e aumentava os juros para atingir esse objetivo.

A imprecisão é inerente a tais exercícios de previsão. A atitude atual do BC, contudo, ao não deixar claro quando pretende voltar ao centro da meta e ao cortar juros mesmo com projeções de alta, reforça a ideia de que tolera inflação acima de 4,5% por muito tempo.

Não se trata de vociferar que houve abandono do regime de metas. De certo modo, é a própria realidade que ganha contornos insólitos -basta citar a conjunção de baixo crescimento, estagnação na indústria e pleno emprego. O BC brasileiro não está sozinho; os grandes bancos centrais também recorrem a medidas pouco ortodoxas.

Apesar dos atenuantes, o risco inflacionário no Brasil segue alto. Pode-se argumentar que os desvios da meta até agora foram pequenos, mas eles se acumulam na percepção de consumidores e empresas.

Se a economia deslanchar, como se espera, o BC terá sua prova de fogo: demonstrar que os incentivos não foram excessivos e que não sacrificou a estabilidade da moeda no altar do crescimento a qualquer custo erguido pelo Planalto.

Nenhum comentário: