segunda-feira, outubro 29, 2012

Primeiros passos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 29\10


Fernando Haddad encomendou a assessores que devem atuar na transição diagnóstico técnico, jurídico e orçamentário para dar a largada a medidas emblemáticas de seu programa de governo já nos primeiros cem dias de mandato. A ideia do petista é delinear a ruptura de um ciclo, sinalizando ao eleitor providências imediatas quanto ao fim da taxa da inspeção veicular, a implantação dos 31 centros de saúde da Rede Hora Certa e a adoção do Bilhete Único Mensal.

Maioria Disposto a cooperar politicamente com Haddad, Gilberto Kassab contabiliza, em relatos a aliados, que o futuro prefeito deverá contar com o apoio de 28 a 30 dos 55 vereadores. A matemática inclui o bloco liderado pelo atual prefeito, formado por PSD, PSB, PV e PP.

Lá... Ocupando a vaga de Marta Suplicy, Antonio Carlos Rodrigues (PR) diz a interlocutores que quer permanecer no Senado, desencorajando tratativas para a presidência da Câmara paulistana.

... e cá A volta de Rodrigues a São Paulo levaria ao Senado o petista Paulo Frateschi. Se ficar em Brasília, sua cadeira de vereador será herdada pelo ex-comandante da PM Álvaro Camilo (PSD).

Terapia... Aliados de José Serra lamentavam ontem, no QG tucano, o tempo gasto na mobilização de evangélicos contra o kit anti-homofobia do MEC na gestão Haddad e o adiamento da divulgação do programa de governo.

... de grupo Lembravam que os dois temas mais relevantes da reta final -parcerias na saúde e a ampliação do Bilhete Único- só surgiram após tardio cotejo dos planos de Serra e Haddad.

Alta ansiedade Roberto Cláudio (PSB), eleito em Fortaleza após disputa acirrada, disse ter engordado na campanha. Ouviu de um aliado que o pior está por vir: a transição nada amistosa com a prefeita Luizianne Lins (PT).

Day after Guido Mantega convocou os governadores para uma reunião na quinta-feira, em Brasília. Na pauta, temas polêmicos de interesse dos Estados, como a divisão de royalties do pré-sal e a nova regulamentação do Fundo de Participação dos Estados.

Tudo dominado O diagnóstico feito por Lula e Dilma ontem, em conversa após a vitória de Haddad, é que o PSDB foi dizimado no Sul e no Sudeste. Citaram, além de São Paulo, Vitória como uma das principais derrotas dos tucanos. Avaliaram que o PSB de Eduardo Campos conquistou terreno da oposição.

Nem tudo Já Aécio Neves lista as vitórias de Arthur Virgílio (PSDB) em Manaus e de ACM Neto (DEM) em Salvador para relativizar o triunfo de Lula e Dilma. "Não há esse messianismo. Onde foram mais agressivos, perderam."

Aceno Aécio afirma que Serra terá peso na definição dos rumos dos tucanos. "Ele foi candidato porque o partido insistiu muito, contra sua vontade. Fez um sacrifício pessoal e sempre será ouvido e reconhecido no PSDB."

Vitrine Eduardo Campos, por sua vez, destaca a vitória do PSB em Campinas. "Abre a perspectiva de crescimento em São Paulo, vital para qualquer partido com aspiração nacional."

Parabéns O governador de Pernambuco telefonou para Lula no sábado para cumprimentá-lo pelo aniversário. Numa conversa rápida, ficaram de se encontrar para falar sobre política.

Petit comité Apesar de ter ficado fora da foto oficial, o ex-ministro Antonio Palocci estava entre os poucos convidados (entre eles Dilma) da festa de aniversário de Lula na sexta, em São Bernardo.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"O PT acha que manda nas camadas mais humildes. Mas a vitória de ACM Neto em Salvador mostrou que a pobreza sabe pensar."

DO PRESIDENTE NACIONAL DO DEM, JOSÉ AGRIPINO (RN), sobre a derrota de Nelson Pelegrino (PT), apoiado por Lula e Jaques Wagner, na capital baiana.

contraponto

Ouvido atento

Depois de votar, ontem, José Serra saía do colégio Santa Cruz com os netos Antonio, 9 anos, e Gabriela, 5 anos. A menina, ao avistar Gilberto Kassab, perguntou:

-O Kassab vai ser prefeito?

Seu irmão foi rápido na intervenção:

-Não, ele já é prefeito. Agora vai ser governador...

Antes que Geraldo Alckmin, também presente, se constrangesse, o neto de Serra emendou:

-É que o Alckmin vai ser presidente.

O vereador Floriano Pesaro brincou:

-Criança é assim: ouve os adultos e fala a verdade.

Nenhum comentário: