sábado, outubro 20, 2012

Previsões do PT e do Planalto - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 20/10

O Palácio do Planalto e a direção nacional do PT fizeram avaliação sobre as 22 cidades em que o partido disputa o segundo turno. As previsões são que os petistas vencerão em 14 delas. O relatório prevê a derrota dos petistas em Contagem, Juiz de Fora, Mauá e Pelotas. Consta ainda que não há como arriscar qualquer prognóstico em quatro disputas: Fortaleza, Salvador, Taubaté e Montes Claros.

De olho na casa do vizinho
O PMDB está irritado com o anúncio feito, esta semana, pela presidente Dilma favorável à execução de um programa para doar às prefeituras de até 50 mil habitantes 3.591 retroescavadeiras. Seus dirigentes dizem que esse é mais um exemplo do papel secundário a que o partido está sendo relegado pelo governo Dilma. O responsável pela implementação do programa é o Ministério do Desenvolvimento Agrário, mas, como seu objetivo é “melhorar as estradas vicinais para o escoamento da produção”, os peemedebistas avaliam que ele deveria ser executado pelo Ministério da Agricultura. O programa foi criado no ano passado.

“O PP é o quarto em vereadores e o quinto em prefeitos e deputados. Sempre aparece gente querendo vender, comprar ou faturar uma corretagem”
Francisco Dorneles
Senador (RJ) e presidente do PP, sobre eventual fusão com o PSD

O que é isso, companheiro?
A campanha de Durval Ângelo (PT), em Contagem (MG), tenta reverter vantagem, obtida no primeiro turno, de Carlin Moura (PCdoB), acusando-o de ser o deputado das raves (“Carlin = raves. Raves = drogas e álcool”). Uma coisa!

O próximo
O STF ainda não concluiu o julgamento do mensalão do PT no governo Lula.

Mas nas redes sociais já foi deflagrada campanha para colocar na agenda imediata o julgamento do mensalão tucano. Com uma foto do principal réu, o deputado Eduardo Azeredo
(PSDB-MG), o texto diz: “Vamos pressionar o STF para julgar o mensalão tucano também.”

Quadro de estabilidade
A presidente Dilma e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) conversaram sobre mudanças no Planalto. Gleisi não quer sair, nem Dilma, substituí-la. Mas, se tal viesse a ocorrer, o favorito à vaga seria o ministro Luís Adams (AGU).

Com ou sem neutralidade?
O marco civil da internet, projeto do Executivo enviado ao Congresso, empacou por divergência entre o Planalto e o relator, deputado Alessandro Molon (PT-RJ). O governo quer a neutralidade da rede (uso igual, sem distinção de usuário), mas com posterior regulamentação. Molon acha que não se pode jogar essa garantia para a frente e que regulamentar pode mudar o conceito.

Tiro no pé
A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) está surpresa com a ação da WWF contra o decreto da presidente Dilma sobre o Código Florestal. Ela diz: “O que eles querem? A correlação de forças é desfavorável aos ambientalistas no Congresso.”

Crítica verde
A ex-ministra Marina Silva sobre a sanção, com nove vetos, do Código Florestal: “Temos um novo código que parece mas não é. O que este código tem de menos é floresta. Permanecem no texto retrocessos nocivos introduzidos no Senado.”

UMA VEZ DERROTADO EM SÃO PAULO, o prefeito Gilberto
Kassab (PSD) perde terreno político na luta por um ministério no governo da presidente Dilma.

Nenhum comentário: