sexta-feira, outubro 05, 2012

Polarização mantida - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 05/10

A polarização PT x PSDB dará a tônica das eleições. Nas 26 capitais e nos 59 municípios com dois turnos, estão entre os dois primeiros 34 candidatos do PT e 30 do PSDB. Em São Paulo há equilíbrio. Os mais competitivos a seguir são: PMDB, 16; e, PSB, 15. Os governistas têm 99 candidatos competitivos, e a oposição, 42. Há pesquisas em 76 municípios, sendo 57 do Ibope.

Recurso à OEA e descrédito
O ex-presidente Lula chegou a se animar com a ideia do advogado e ex-ministro Márcio Thomaz Bastos de insuflar o PT a recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos para tentar reverter as eventuais condenações de José Dirceu e José Genoino. Mas essa iniciativa perdeu força diante da péssima repercussão do anúncio feito pelo deputado Valdemar Costa Neto (PR) de que seguiria essa estratégia. O episódio lembra a CPI dos Anões do Orçamento (1993). O ex-presidente da Câmara Ibsen Pinheiro pretendia alegar que o dinheiro na sua conta era sobra de campanha, mas desistiu depois que o ex-líder do PMDB Genebaldo Correa usou o mesmo em sua defesa.

“É inimaginável entender que esses acordos (da direção petista com os dirigentes dos partidos aliados) eram só políticos”
Luiz Fux Ministro do STF

Redescobrindo o passado
A coordenadora do grupo da Comissão da Verdade que investiga a Operação Condor, Rosa Cardoso, obteve novas informações do presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (RS), Jair Krichke, maior especialista no assunto.

Missão espinhosa
O vice Michel Temer entrou em campo em Salvador. Quer evitar que o vice da CEF, Geddel Vieira Lima, dê apoio a ACM Neto (DEM) no segundo turno. Temer prefere que ele apoie Nelson Pelegrino (PT) ou fique fora da disputa. A cúpula do PMDB avalia que Geddel já errou duas vezes: quando desafiou o PT no governo da Bahia e agora em Salvador.

Marcação de cima
A presidente Dilma ficou muito irada com o apagão parcial de energia. O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) está na marca do pênalti. Ontem pela manhã, e na noite anterior, ele recebeu várias ligações da presidente Dilma.

Memória seletiva
Integrante da base do governo Dilma, o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes, candidato a prefeito de Goiânia, adotou a tática da oposição. Na propaganda na TV referiu-se à "turma do mensalão". E dê-lhe falação sobre os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares. Mas nenhuma palavra sobre outro condenado, o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson.

Um estranho no ninho
A presença do senador Antonio Carlos Rodrigues (PR-SP), que era suplente de Marta Suplicy, na campanha tucana em São Paulo é muito elogiada pela equipe de José Serra. Ele é muito popular na periferia e virou presença obrigatória na comitiva.

Quem tem culpa tem medo
Condenado pelo STF, o réu confesso deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) registra que apresentou emenda na reforma da Previdência, a pedido da Associação dos Magistrados do Brasil. Ele quer evitar se indispor com ministros do STF.

O PSOL pode eleger seu primeiro prefeito de capital. Apoiado pelo senador Randolfe Rodrigues, Clécio Luis está atropelando na reta final em Macapá.

Nenhum comentário: