sexta-feira, outubro 26, 2012

O voto de Ayres Britto - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 26/10

O presidente do STF, Ayres Britto, vai deixar pronto seu voto sobre a dosimetria das penas de todos os réus do mensalão. Ele participa de mais cinco sessões antes de se aposentar. Mas deve antecipar seu voto alegando ter participado de todo o julgamento. Sua lógica é a mesma do ex-ministro Cezar Peluso, que antes de se aposentar deixou seu voto pronto sobre a parte do processo do qual participou.

Uma corrida sem obstáculos
Nem todo o PSDB se sente derrotado com o desempenho de José Serra em São Paulo. Os que defendem a candidatura do senador Aécio Neves (MG) à Presidência em 2014 veem nessa derrota a abertura de uma avenida, sem obstáculos, para que o mineiro construa as alianças em torno de sua caminhada ao Planalto. A despeito da derrota da oposição nas eleições municipais, a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff não tem braços nem pernas para atender a todos os apetites regionais de uma base aliada tão ampla e heterogênea. O ocorrido neste ano, sobretudo na relação PT-PSB, vai colocar aliados em trincheiras opostas nas eleições estaduais, o que pode encorpar a candidatura da oposição.

“Levando a capital paulistana, Lula vai encher a boca para dizer que ‘de poste em poste está iluminando o Brasil’”
Roberto Jefferson
Presidente licenciado do PTB e réu do mensalão no STF

O canto da sereia
Para tentar convencer os deputados do PP a participar de uma fusão com o PSD, os integrantes do partido do prefeito Gilberto Kassab andam dizendo que o Planalto vê com bons olhos a criação de um partido que consiga neutralizar o poder do PMDB na Câmara.

Convivência
Almoço no Palácio da Cidade, segunda-feira, selou a paz provisória entre o vice-presidente Michel Temer e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na foto. Na presença do governador Sérgio Cabral, Paes explicou a Temer que lançou o governador candidato a vice na chapa da presidente Dilma "para homenageá-lo". Temer se deu por satisfeito.

A ilusão petista
Os petistas cobram o julgamento do mensalão tucano. Eles imaginam que o fato, envolvendo o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), terá um efeito negativo no futuro que o julgamento do mensalão petista não teve nas eleições deste ano.

Voto aberto
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), quer aprovar ainda este ano a PEC que acaba com o voto secreto na votação de cassação de mandatos. A emenda, do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), será colocada em votação pelo presidente da CCJ, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), ainda este mês. O relator, Alessandro Molon (PT-RJ), é pela admissibilidade.

Barrado no baile
Com a popularidade em baixa devido as relações com o contraventor Carlos Cachoeira, o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) não compareceu a nenhum evento oficial pelo aniversário de Goiânia, na última quarta-feira.

Saia-justa entre aliados
A campanha de Gustavo Fruet (PDT) explica que ele, ao falar da CPI dos Correios em seu programa de TV, só está se defendendo das acusações de que se uniu aos mensaleiros. O PT do Paraná, que não tem mensaleiro, não vê problema.

AO CONTRÁRIO do que publicamos ontem, a página do STF na internet não está fazendo uma enquete sobre o resultado do julgamento do mensalão.

Nenhum comentário: