sexta-feira, outubro 05, 2012

O desabafo do revisor - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 05/10


Aparteado por quatro colegas enquanto votava pela absolvição de José Dirceu e José Genoino, o revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, disse ontem à coluna, após a sessão, que não se sente constrangido com os questionamentos. "Votei de acordo com minha consciência e com meu compromisso com a Constituição, não tenho por que estar constrangido." Ele também não teme ser vencido: "Enunciei meu voto com base em preceitos legais, doutrinários e jurisprudenciais."

Data venia Ministros se mostravam irritados com a falta de "consistência argumentativa'' do voto de Lewandowski. Um deles disse que estava disposto a acatar provas da inocência de Genoino, mas que o caminho seguido pelo revisor, de validar os empréstimos para o PT, inviabilizou a absolvição do petista.

8 x 2 O ministro José Dias Toffoli deverá considerar perícias que atestariam a legalidade dos empréstimos do Banco Rural ao PT para absolver Genoino. Na análise do capítulo bancário do julgamento, o ministro não reconheceu os empréstimos ao partido como fictícios.

Bola cantada O Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) vai questionar no STF a constitucionalidade da reforma da Previdência, com base na decisão do STF que reconheceu que houve compra de votos da base para sua aprovação.

Sintonia No intervalo da sessão, Rosa Weber e Luiz Fux passaram quase o tempo todo conversando. Integrantes da corte relatam que o mensalão aproximou a dupla, e que Fux segue sempre na íntegra o voto da colega, citando-a em várias ocasiões.

Luz de velas Reunido com o comitê de monitoramento do setor elétrico para buscar explicações sobre o apagão, o ministro Edison Lobão foi informado de que a sede do Ministério das Minas e Energia ficou sem energia no início da tarde de ontem.

Inimigo... Adversários históricos, PT e PSDB protocolaram representação conjunta no TRE de Pernambuco pedindo a presença da Força Nacional no dia da eleição em Recife. Alegam risco de corrupção e abuso de poder político e econômico.

... comum O alvo da inusitada aliança é o governador Eduardo Campos, padrinho do líder na disputa, Geraldo Júlio (PSB), que pode vencer no primeiro turno ou enfrentar o tucano Daniel Coelho.

Carinho A ordem no QG de Fernando Haddad é tratar com "extremo cuidado" Gabriel Chalita, com quem o petista tem pacto para o segundo turno. Foi para não melindrar o PMDB que Dilma Rousseff fez discurso contido em São Paulo, bem diferente do tom de Belo Horizonte.

Divã Dirigentes do PT reconhecem que retardaram demais os ataques a Celso Russomanno. "Se tivéssemos reagido antes à perda de espaço na área vermelha estaríamos em situação mais confortável", diz um haddadista.

É guerra Russomanno distribuirá até domingo dois milhões de panfletos com o slogan "Serra Nunca Mais". O material é uma resposta ao jornal tucano que compara o candidato do PRB a Fernando Collor e Celso Pitta.

Na cola Além do horário de almoço hoje, Geraldo Alckmin reservou o sábado para caminhadas nos períodos da manhã e da tarde ao lado de José Serra. O governador também acompanhará o candidato na seção de votação.

Blitz A pedido da coligação de Serra, a Justiça determinou a apreensão de exemplares de jornal do Sindicato dos Bancários a favor de Haddad. A lei veda o uso de entidade sindical em campanha.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Espero que agora, finalmente, a presidente tenha compreendido a diferença entre apagão e racionamento de energia."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, BRUNO ARAÚJO (PE), sobre os blecautes que afetaram as regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste nos últimos dois dias.

contraponto

Padrão SUS

Internado para implantação de ponte de safena no Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) descia pelo elevador para a sala de radiografias. A ascensorista o reconheceu e disse:

-Estou muito feliz de ver o senhor aqui!

Surpreso, o parlamentar comentou:

- Alguém que goste de mim ficaria feliz em me ver nestas condições?

Percebendo o mal-estar, a funcionária completou:

-É que político só procura hospital particular ou corre pra São Paulo. Nós aqui também damos conta do recado!

Nenhum comentário: