sábado, outubro 13, 2012

Estúdio presidencial - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/12


Dilma Rousseff bloqueou parte de sua agenda ontem em Brasília para se submeter à primeira série de gravações de TV em favor de candidatos aliados no segundo turno, inclusive Fernando Haddad. A presidente deu depoimentos para dez praças estratégicas e nas quais não há adversários que integram sua base de sustentação no Congresso. Dilma pediu que o marqueteiro João Santana coordenasse a captação das imagens para padronizar sua participação nos programas eleitorais.

Do peito Embora Gleisi Hoffmann (Casa Civil) trate como prioritária a eleição de Gustavo Fruet (PDT), a presidente não entrará na campanha em Curitiba. Não apenas porque o rival de Fruet, Ratinho Jr. é do aliado PSC. A amizade de Lula com o pai do candidato, o apresentador de TV Ratinho, fala mais alto.

Muro 

Mesmo negando apoio a Vanessa Grazziotin (PC do B) em Manaus, a deputada Rebecca Garcia (PP) prometeu ao Planalto que não subirá ao palanque de Artur Virgílio (PSDB). Ficará neutra no segundo turno.

Alívio 

Após o novo revés de Celso Giglio (PSDB) no TSE, petistas promoverão a festa da vitória para Jorge Lapas na segunda-feira, às 18h. A expectativa é que o ex-secretário de Emídio de Souza seja aclamado vencedor da eleição em Osasco no dia 18.

Tapetão 

Idealizador do polêmico aerotrem e oitavo colocado na disputa pela prefeitura paulistana, Levy Fidélix (PRTB) apelou à Justiça para suspender a proclamação do resultado da eleição. Entende que seu partido sofreu boicote por não ter acesso aos boletins de urnas.

Terceiro turno 

Tão logo acabe o segundo turno, petistas concentrarão esforços na disputa pela vice-presidência da Câmara, na chapa de Henrique Eduardo Alves. Entre os cotados estão André Vargas (PR) e Paulo Teixeira (SP).

Domínio... 

Um dos ministros mais duros ao enunciar a condenação de José Dirceu no mensalão diz que a principal peça para embasar seu voto foi o interrogatório do ex-chefe da Casa Civil tomado em 2008 pela Justiça Federal de São Paulo.

... do fato 

Resume o integrante do Supremo: "Ele [Dirceu] começa negando tudo, mas, à medida que a juíza vai perguntando, admite que tudo no governo passava por ele. Era um verdadeiro primeiro-ministro".

Tira teima 1 

Diante do impasse sobre o desempate de votações no STF, Ricardo Lewandowski tem dito que seria o cúmulo do "bis in idem" -quando determinado comportamento é criminalizado duas vezes- um réu ser condenado com dois votos do mesmo magistrado.

Tira teima 2 

O revisor defende que empates, como no caso do ex-deputado José Borba, sejam decididos pelo princípio de que, caso haja dúvida, absolva-se o réu. Lewandowski discorda da tese do voto de minerva. Carlos Ayres Britto tem afirmado que não usará a prerrogativa.

Simbólico 

Sindicatos organizam ato ecumênico de repúdio à onda de violência contra policiais em São Paulo. O evento será realizado terça-feira na Praça da Sé. À ocasião, entidades de classe pretendem relembrar o quarto aniversário do confronto entre grevistas e PMs na área de acesso ao Bandeirantes.

Escolta 

Um dia antes, o deputado Major Olímpio (PDT) reunirá policiais e familiares na Assembleia Legislativa. O pedetista pretende iniciar coleta de assinaturas para apresentação de projeto de iniciativa popular que torna hediondos todos os crimes contra "agentes da lei".

FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

Tiroteio

"A campanha de Serra repete velhos métodos. Depois de usar Silas Malafaia na guerra religiosa, só falta agora a bolinha de papel."

DO DEPUTADO SIMÃO PEDRO (PT), coordenador da agenda de Fernando Haddad, sobre o vídeo gravado pelo líder evangélico contra o candidato petista.

Contraponto

Jeitinho brasileiro

Aloizio Mercadante comemorava no início do mês, em cerimônia no Ministério da Educação, parceria firmada com a Alemanha para intercâmbio de professores brasileiros de institutos federais. Ao assumir o microfone, o ministro aproveitou para destacar o que chamou de "bom entrosamento" entre os países e elogiar o grupo europeu, liderado pela ministra Annette Schavan.

-Fico feliz porque foi a primeira vez que a delegação se atrasou um pouquinho [para o evento]...

Mercadante continuou, ao notar a surpresa da plateia:

-O que é sinal de que já se adaptaram ao Brasil!

Nenhum comentário: