sexta-feira, outubro 19, 2012

Efeito Marina - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 19/10


Os sucessivos vetos da presidente Dilma ao Código Florestal são uma herança das eleições de 2010. A mediação liderada pelos ruralistas no Congresso se confronta com um dado relevante da realidade. Nas últimas eleições presidenciais, Marina Silva, então no PV, fez 19,6 milhões de votos (19,3%). A presidente não quer jogar no colo da oposição este eleitorado contemporâneo e organizado.

Quem fala demais dá bom-dia a...
O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), declarou que “o mensalão não foi bandeira de campanha do PSDB”. Entretanto, o Instituto Teotônio Vilela, que faz propaganda das teses do partido, publicou cerca de 40% de seus textos (24), de 1 de agosto a 18 de outubro, sobre o tema. Num deles (24/08), refere-se ao voto do ministro Ricardo Lewandowski como: “deletério”, “nefasto”, “conivente” e “incentivo à impunidade”. Sobre o voto do juiz do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), no mensalão mineiro, zombou: “O revisor ( ... ) preferiu basear-se na tese de que não houve ‘ato de ofício’ que permitisse caracterizar a prática dos crimes ( ... )”.

“Check- up de rotinae de felicidade! Já saí, estou na ativa!”
João Santana
Jornalista, responsável pelo marketing da campanha de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, ontem, ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, no qual se internara na noite anterior

Com a caneta, a presidente Dilma
O ministro Garibaldi Alves (Previdência), com aval do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e do líder Renan Calheiros, indicou para a presidência do INSS Lindolfo Neto de Oliveira Sales, que é seu chefe de gabinete.

Cochilo
O governo bobeou quarta-feira, e a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou projeto que acaba com a obrigatoriedade de unanimidade nas decisões do Confaz. O governo é contra. O autor da proposta, Ricardo Ferraço
(PMDB-ES), aproveitou a ausência dos governistas e a presença da oposição para votar.

Para onde vai Chalita?
Nas cúpulas do PT e do PMDB se diz que o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP) vai ser nomeado para a pasta de Ciência e Tecnologia. Os petistas ainda ironizam: o ministro Aloizio Mercadante (Educação) vai perder um ministério.

Crescimento social do mercado
O turismo chegou à população de baixa renda. O Ministério do Turismo concluiu estudo mostrando que neste segmento houve um incremento de 21% de viajantes. Em 2011, 58,9 milhões de pessoas fizeram viagens domésticas, 18,5% a mais do que os 49,7 milhões de 2007.O ministro Gastão Vieira divulga o estudo completo durante a Feira de Turismo das Américas, no Rio.

O veto e os votos dos ruralistas
O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) quer que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), submeta a voto o veto da presidente Dilma ao Código Florestal. O trabalhista diz que os ruralistas não têm 257 votos para derrubar o veto.

A Geni dos tucanos
O PSDB está tentando transformar o eventual infortúnio em São Paulo numa derrota pessoal de José Serra. Se multiplicam declarações críticas de líderes e dirigentes à campanha do tucano. Como diz o vice Michel Temer: “A vida é assim”.

COMENTÁRIO ouvido no Planalto sobre os vetos ao Código Florestal e a senadora Kátia Abreu (PSD-TO), presidente da CNA: “A Kátia é nossa”.

Nenhum comentário: