terça-feira, outubro 30, 2012

Companheiro Kassab - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 30\10


Em franca aproximação com o PT e comandando a formação de maioria na Câmara para seu sucessor, Gilberto Kassab deixará pacote de obras na educação para Fernando Haddad inaugurar na largada do novo mandato. Pelos cálculos do prefeito, pelo menos 130 escolas poderão ser entregues pelo petista no primeiro semestre, além do mobiliário urbano. Kassab também diz a interlocutores que Haddad assumirá o cargo com pelo menos R$ 2 bilhões em caixa para investimentos.

Papai Noel Ainda empenhado em diminuir sua rejeição na reta final de governo, o prefeito também pretende concluir 30 escolas, a reforma da marquise do Ibirapuera e o terminal intermodal de Pinheiros antes do Natal.

Teflon Petistas desconfiam do voluntarismo de Kassab e interpretam o gesto do prefeito como um pedido de proteção na transição que começa hoje. Em vão: contratos e pagamentos previstos para 2013 devem ser revisados.

Voo solo Auxiliares de Dilma Rousseff dizem que o PSD pode levar a nova pasta de Micro e Pequenas Empresas. Emissários do partido, no entanto, manifestam interesse na Aviação Civil.

13 ou 45? Piada entre petistas durante ligação do prefeito para parabenizar o petista eleito, ainda na noite de domingo: "Kassab está tão à vontade que só falta confessar que votou no Haddad".

Águas turvas A aproximação do PRB com Geraldo Alckmin deixou o ministro Marcelo Crivella (Pesca) na linha de tiro. O Planalto reprova o alinhamento do partido ligado à Igreja Universal com o PSDB, com vistas a 2014.

Bolsa de apostas O reitor da Unifesp, Walter Albertoni, está entre os cotados para assumir pasta no governo de Haddad. Petistas citam Saúde ou Educação como seu possível destino. Albertoni participou da propaganda de TV do ex-ministro.

Ou vai... Além de avaliar o resultado do PSDB no segundo turno, Lula combinou em conversa com Dilma Rousseff que procurará em breve o governador Eduardo Campos (PSB) para uma conversa, nas palavras de auxiliares, "de pai para filho''.

... ou racha Os petistas querem saber do governador qual o seu plano para 2014. Dilma está disposta a ampliar o espaço do PSB no governo. Só não negocia o posto de vice, que será de Michel Temer.

PSB do G Dilma telefonou para Cid Gomes para dar os parabéns pela vitória em Fortaleza. Com Campos ela só falou depois que ele ligou, e combinaram de se encontrar na semana que vem.

Bandeira branca Passada a beligerância da campanha, Rui Falcão (PT) e Roberto Amaral (PSB) trataram ontem da primeira agenda conjunta no pós-eleição: vão selar as pazes discutindo os pontos da reforma política.

Protesto Diante da indicação do secretário Sidney Beraldo (Casa Civil) para o TCE-SP, Campos Machado (PTB), mentor da candidatura de Jorge Caruso (PMDB) ao tribunal, entregou seu cargo ontem no Conselho de Defesa das Prerrogativas Parlamentares da Assembleia paulista.

Acima... Hostilizado por uma eleitora e um mesário na seção eleitoral onde vota, na zona sul de São Paulo, o revisor do mensalão, Ricardo Lewandowski, avalia que o episódio foi fruto de um julgamento marcado para coincidir com as eleições municipais e da insatisfação com o resultado das urnas.

... do tom "Fora da arena eleitoreira só tenho recebido elogios de juristas, cidadãos e estudantes de todo Brasil", assegura o ministro do STF.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

É o preconceito e a visão totalitária do velho coronelismo, achar que o pobre só sabe pensar quando vota a seu favor.

DE JILMAR TATTO (SP), líder do PT na Câmara, sobre José Agripino (DEM) dizer que o povo pobre de Salvador mostrou que sabe pensar ao eleger ACM Neto.

contraponto

Intriga da oposição

Durante a campanha eleitoral, Gustavo Fruet (PDT) foi diversas vezes questionado por jornalistas se não era constrangedora a aliança com o PT após ter sido algoz do partido no mensalão. Certa vez, o então candidato à Prefeitura de Curitiba respondeu que não, tanto é que contava com a "senadora" Gleisi Hoffmann ao seu lado.

Foi então que uma jornalista o corrigiu:

-Candidato, ela é ministra da Casa Civil!

Ao perceber a gafe, Fruet brincou:

-Esse pessoal da imprensa nacional vem aqui só para me confundir!

Nenhum comentário: