quarta-feira, outubro 31, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Não quero amolação da Polícia Federal na porta dele”
Paulo Abreu e Silva, advogado, entregando o passaporte do cliente Rogério Tolentino


ESCÂNDALO DAS FRAGATAS CITA MAIS UM BRASILEIRO
O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim, que nega envolvimento, agora tem companhia no escândalo de corrupção na venda ao Brasil de 11 fragatas italianas: o ex-deputado tucano Mauro Campos (MG), que no governo FHC presidiu a estatal Transpetro, à qual hoje presta serviços com seu estaleiro Rio Nave. Ele foi citado no depoimento ao Ministério Público de Giuseppe Bono, ex-diretor da estatal Finmeccanica, que vendeu as fragatas. Mauro Campos seria “mediador” do negócio.

MÃO LAVANDO OUTRA
As reuniões citadas por Giuseppe Bono ocorreram em plena crise diplomática com a Itália pela extradição do terrorista Cesare Battisti. 

‘PRESENÇA’
Deputados ligados a Silvio Berlusconi sugeriram comprar 50% do estaleiro de Mauro Campos, para “garantir presença estável no Brasil”.

MUITO CARO
Giuseppe Bono contou que o valor do estaleiro de Mauro Campos era “desproporcional”, sugerindo que poderia ser parte da transação.

NAS PÁGINAS
A referência ao ex-deputado tucano Mauro Campos nas investigações, foi revelada primeiro pelo jornal italiano Il Messaggero.

RESISTÊNCIA
Joaquim Barbosa sente dores, mas enfrenta bem o tratamento de uma semana, até retomar, dia 5, o julgamento dos réus do mensalão.

MÉDICO DE JOAQUIM CUIDOU DO PAPA JOÃO PAULO II
O tratamento na coluna do ministro Joaquim Barbosa começou na segunda (29) em Dusseldorf (Alemanha). Relator do processo do mensalão e futuro presidente do Supremo, ele recebe aplicações de “prp” (plasma rico em plaquetas) administradas pelo mesmo médico que cuidou do papa João Paulo II e de atletas como Alex Roriguez, astro do beisebol, Kobe Briant (Lakers) e o golfista fijiano Vijav Singh.

INTRANSFERÍVEL
O ministro Joaquim pediu audiência para entregar pessoalmente a Dilma o convite para sua posse na presidência do STF, no dia 22.

‘MEUS AMIGOS’

Barack Obama cancelou a campanha de reeleição para monitorar a megatempestade Sandy. O candidato, no Brasil, distribuiria bolsa-boia...

LOBÃO DE VOLTA
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) retoma a rotina na segunda (5), após contrair uma gripe muito forte, agravada pelo cansaço e a má alimentação, e uma pequena isquemia, que não deixou sequelas. Ficou no hospital para uma espécie de “dieta de engorda”, fortalecendo-se.

BUM!
Separado da mulher e ex-sócia, falido e ameaçado por décadas na cadeia, Marcos Valério é uma bomba-relógio: só não falou, porque negocia com o Supremo sua segurança pessoal se abrir a boca.

CAIXA BAIXA
Vai além da “recuperação da cidadania política” o empenho de petistas em emplacar a suplência de José Genoino na Câmara dos Deputados. Condenado no Supremo e deprimido, enfrenta problemas financeiros.

ELE DE NOVO
Está na boca do forno a decisão da Justiça Federal sobre o sumiço de cartilhas produzidas no governo Lula por R$ 12,5 milhões. São 20 os réus, entre eles o ex- presidente e o ex-ministro Luiz Gushiken. 

ESTADO TUCANO
No Pará, o governador Simão Jatene e o senador Flexa Ribeiro, ambos do PSDB, comemoram a vitória em Belém e outros municípios do Pará. O partido cresceu 150% no Estado, saltando de 13 para 32 prefeituras.

MUY COMPANHEIRA
Crítica ferrenha, quando está longe do governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), a deputada Erica Kokay (PT-DF) se derramou em elogios ao ser por ele recebida, ontem, com membros da CPMI que investiga a violência contra a mulher.

EXPANSÃO DO CRÉDITO
Enquanto a crise aterroriza o mercado financeiro lá fora, os setores público e privado debatem em Brasília, dia 7, novas formas de expandir o crédito de forma mais segura. O evento é organizado pela Cetip. 

DRUMMOND, 110
O poeta Carlos Drummond de Andrade completaria 110 anos nesta quarta (31). Nascido em Itabira (MG), o farmacêutico Drummond morreria 84 anos depois no Rio de Janeiro, em 17 de agosto de 1987.

PENSANDO BEM...
...a Bruxa Sandy começou a varrer mais cedo nos Estados Unidos. 

PODER SEM PUDOR

PRÊMIO A UM INCANSÁVEL
Reali Jr. e Giba Um eram jovens repórteres quando testemunharam um dos casos mais curiosos da política paulista. O governador Ademar de Barros oferecia uma recepção no Palácio dos Campos Elíseos quando um sujeito enganou a segurança, entrou na festa e suplicou:
- Doutor Ademar, me ajude: tenho dez filhos e estou desempregado.
- Dez filhos? - impressionou-se Ademar.
- Sim, senhor, dez.
O governador o chefe da Casa Civil, Artur Audrá, e brincou:
- Arrume um emprego para ele. Será o reprodutor oficial do Estado!

Nenhum comentário: