sexta-feira, outubro 26, 2012

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“É hora de tirar minhoca da cabeça e colocar no anzol”
Ministro Marcelo Crivella (Pesca) alfinetando o radicalismo de órgãos ambientalistas


PMDB TENTA ARRUMAR CARGO PARA BRAGA NO GOVERNO
Como já cumpre uma espécie de “aviso prévio”, ciente de que será demitido da função de líder do governo, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) negocia um lugar no ministério. Ele obteve apoio do seu partido: o PMDB tenta convencer a presidente Dilma a nomeá-lo ministro dos Transportes, cargo ocupado por longo período pelo senador Alfredo Nascimento (PR-AM), seu adversário no Amazonas. 

O ‘REVEZAMENTO’
Dilma informou ao PMDB que fará um “revezamento” nas lideranças do governo. Mas disse isso só para se livrar de Eduardo Braga.

COLEÇÃO DE ERROS
O Planalto culpa o líder do governo no Senado por algumas derrotas, negociações mal feitas e encaminhamento equivocado de votações.

PAI DO MICO
Braga hostilizou a ministra Mirian Belchior (Planejamento), na votação da MP 568, e se queimou com Dilma: “Brigou com ela, brigou comigo”.

SÓ ELA FAZ ISSO
Dilma repreendeu o esquentadinho Eduardo Braga após uma bronca dele na ministra Ideli. E há relatos de humilhações a assessores.

ARQUIVO NACIONAL ESCONDE CONTRATO COM GOOGLE
A direção do Arquivo Nacional ameaçou punir seus servidores com processo administrativo que divulgassem informações do contrato entre o órgão e o Google Street View. A mensagem, postada na intranet da instituição, proibia ainda a divulgação de imagens do veículo do Google nas dependências do Arquivo. A ameaça do Arquivo Nacional levantou suspeitas sobre eventuais irregularidades no contrato com o Google.

PARANOIA
A direção do Arquivo Nacional diz que o objetivo é evitar aglomeração durante o trabalho de adicionou o órgão ao Google Maps. 

SAI DA FRENTE
A abertura do Salão do Automóvel na quarta (24) teve engarrafamento de “barrados”: a fila dos “mortais” obrigados a esperar Dilma sair. 

NO LUGAR ERRADO
O ex-ministro José Dirceu vai se declarar “prisioneiro político” vítima de tribunal de exceção. Mas isso só existe em Cuba e Coreia do Norte. 

PAÍS DOS BANCOS
Na Espanha, o banco Santander registrou lucro de R$ 262 milhões (100 milhões de euros) no primeiro semestre, menos da metade do lucro obtido no Brasil da “cumpanherada”: R$ 591 milhões.

O PAI AMOROSO
José Dirceu diz que nunca chefiou quadrilha, mas de uma participou: a festa, dia 14, na creche em Brasília da filha Maria Antonia, de quase 3 anos. A mulher Evanise fotografou o pai amoroso com a garota no colo. O nome é o mesmo da rua em que foi preso em São Paulo há 44 anos.

SAUDADES DE DARCY
O saudoso ex-ministro e ex-senador Darcy Ribeiro completaria 90 anos hoje. Mineiro de Montes Claros – como a ministra Cármen Lúcia, do STF – ele idealizou e foi o primeiro reitor da Universidade de Brasília.

PIADA TERRORISTA
A greve no Metrô-DF, que vai deixar na mão 150.000 brasilienses, tem reivindicações risíveis como blindar de punição servidores processados por contar “piadas” na internet. Chamam de “piadas” a trama para sabotar trens, flagrada no Facebook, com risco de morte para usuários.

DESCONFORTO
A atuação do ministro Luis Adams (Advocacia-Geral da União) causa desconforto em setores do governo ligados aos sindicatos e movimento sociais: ele luta para que não concursados possam atuar na instituição.

BRASIL BRASILEIRO
Só uma coisa impressiona mais diplomatas e executivos japoneses, residentes no Brasil, do que altos salários do funcionalismo federal e greves no serviço público, impensáveis no Japão: o contribuinte não sair às ruas para protestar. 

À VISTA
A oposição já desconfia da relação entre as eleições municipais e os seguidos pacotes que beneficiam a indústria automobilística. Tem todos os odores de pagamento à vista por doações para campanha.

QUEIXA PETISTA
Amigos de Humberto Costa (PT-PE) ainda não entendem por que o governador Eduardo Campos não o apoiou para prefeito do Recife. Até por gratidão: só ele defendeu na tribuna do Senado a indicação de Ana Arraes, mãe de Campos, para ministra do Tribunal de Contas da União.

PERGUNTA NA PAPUDA
Também está cheio de inocentes aí? 

PODER SEM PUDOR

CUNHADO DE QUALIDADE

O ex-governador de Alagoas Guilherme Palmeira conversava com o deputado Nelson Costa, que entrou para o folclore político ao pedir, como souvenir, a guimba do cigarro que o general João Figueiredo acabara de fumar, durante uma audiência.
- Sinceramente, não sei o que seria de mim sem o meu cunhado - disse Nelson Costa a Palmeira - Ele me ajuda muito.
- Desculpe, amigo, mas que cunhado?
- Aquele ali, pendurado no crucifixo.
Era como ele se referia a Jesus Cristo, orgulhoso da irmã, que, freira, casou-se com o filho de Deus.

Nenhum comentário: