sexta-feira, outubro 12, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Quem for inteligente não vai tentar fazer isso”
Ministro Gilberto Carvalho (secretaria-geral) sobre o uso do mensalão na campanha


ESTATUTO DO PT PREVÊ EXPULSÃO DOS CONDENADOS
O Estatuto do Partido dos Trabalhadores prevê a expulsão de filiados que tenham sido condenados “por crime infamante ou por práticas administrativas ilícitas, com sentença transitada em julgado”. A determinação está prevista no artigo 231 do Estatuto do PT, nos quais estariam enquadrados os réus petistas condenados no processo do mensalão, incluindo seus ex-presidente José Genoino e José Dirceu.

SENTENÇA FINAL
O réus do mensalão filiados ao PT têm no STF a última instância de julgamento, e a condenação será sentença transitada em julgado.

PERDA DE MANDATO
O Estatuto do PT prevê também a comunicação à Justiça Eleitoral dos condenados desfiliados, o que implica em perda de eventual mandato. 

EIS A QUESTÃO
A direção do PT ainda não informou se vai cumprir o dispositivo do Estatuto do partido sobre a expulsão de filiados condenados na Justiça.

PAPEL DA AGU
Será da Advocacia Geral da União a tarefa de processar condenados do mensalão para devolverem a grana surrupiada dos cofres públicos.

DILMA SE IRRITA COM ATITUDE DO PT EM NATAL
A irritação da presidente Dilma provocou ontem reunião do presidente do PT, Rui Falcão, com o vice-presidente da República Michel Temer, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, e seus líderes no Senado e na Câmara, Renan Calheiros (AL) e Henrique Alves (RN). É que Falcão ignorou o pedido de Dilma para o PT manter “neutralidade” no segundo turno em Natal. Ela não quer problemas com Henrique Alves, o mais provável futuro presidente da Câmara dos Deputados.

OS CANDIDATOS
Em Natal, disputam o 2º turno Carlos Eduardo (PDT), que teve 40,42% dos votos no primeiro turno, e Hermano Alves (PMDB), com 23,01%.

GRAVAÇÕES
Na reunião de cúpula com o PT, ficou acertado que Dilma e Lula vão gravar depoimentos para candidatos do PMDB em vários municípios.

CABOS ELEITORAIS
Dilma e Lula vão pedir votos para os candidatos do PMDB em Campina Grande, Natal, Florianópolis, Guarujá, Volta Redonda e Sorocaba.

PANDORA SUSPENSA
A ministra Eliana Calmon (STJ) concedeu liminar ao deputado distrital Aylton Gomes para que sua ação derivada da Operação Caixa Pandora, da Polícia Federal, seja julgada na 2ª instância. Com isso, o processo começará do zero e poderá retardar o julgamento.

COM QUE CARA
Talvez só a eleição de Lula superou o noticiário internacional do julgamento do mensalão. Nas bancas, a revista Time, que o colocou na capa em 2010 como “dos mais influentes do mundo”, mostra esta semana o “mais importante veredicto de corrupção no Brasil”. 

DERROTA DA CORRUPÇÃO
A ONG Transparência Internacional saudou a “forte mensagem” do STF de que “políticos corruptos não ficarão impunes”. Lembrou o “recado” das urnas e o 73º lugar no ranking de percepção de corrupção. 

CANO DA PETROBRAS...
Advogados dos pecadores da baía Antonina-PR, vítimas do desastre ambiental em 2001 por vazamento da Petrobras, temem entrar pelo cano, caso o STJ acolha recurso da estatal para não pagar honorários. 

...PREJUDICA PESCADORES
Três mil pescadores da baía Antonina não podiam custear ações, e a Justiça obriga o perdedor, Petrobras, a pagar a despesa. Mas a estatal resiste, apesar dos baixos valores: um salário mínimo, em média.

C’EST FINI
Será “efeito Supremo”? A França, de suprema paparicação a Lula, implicou com a brasileira Cristina Carvalho Daher, retida no aeroporto de Paris, quinta, por não ter os obrigatórios € 1,5 mil. Presidente de ONG no Acre, ela escreveu a Dilma pedindo “reciprocidade”. 

VINTE ANOS HOJE
Completam-se nesta sexta-feira os vinte anos do desaparecimento do deputado Ulysses Guimarães, o “Senhor Diretas”, que presidiu o PMDB e a Constituinte de 1988. Morreu em um acidente de helicóptero.

Nova adesão
No PSB, só o governador cearense Cid Gomes defende apoio à reeleição da presidenta Dilma. Mas, sob fogo cerrado do PT em Fortaleza, ameaça aderir à candidatura própria de Eduardo Campos.

PERGUNTA NA DELEGACIA
O condenado é o “genoino” ou o falsificado? 


PODER SEM PUDOR

BRIZOLA E O PT FASHION

Na campanha presidencial de 1989, Chico Buarque abriu sua casa para candidatos "progressistas". Era um palco armado para o PT, mas Chico, gentil, convidou também o pedetista Leonel Brizola. A certa altura, diante de plateia petista, ouviu-se a voz de uma mocinha fantasiada de Lula-lá:

- Nós, jovens, preferimos o PT ao PDT. Como o sr. explica isso?

Brizola coçou a cabeça e devolveu a provocação, fechando o tempo:

- Pelo menos no seu caso, parece ser uma questão de estética. Para algumas pessoas, a estrela do PT fica melhor na indumentária.

Por pouco a reunião não acabou em baixaria.

Nenhum comentário: