segunda-feira, outubro 01, 2012

Cartada final - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 01/10


Os advogados de José Dirceu protocolam amanhã no STF seu último memorial de defesa no julgamento do mensalão. O principal ponto é a viagem de Marcos Valério, Emerson Palmieri e Rogério Tolentino a Portugal, centro da acusação contra o ex-ministro. A peça dirá que testemunhas como o ex-presidente da Portugal Telecom Miguel Horta e o ex-ministro António Mexia negaram qualquer ligação do governo brasileiro, do PT ou de Dirceu com os negócios de Valério no país.

Banco... Na última peça, a defesa de Dirceu também vai procurar provar que o ex-ministro não tinha conhecimento dos negócios de sua ex-mulher Ângela Saragoça com os bancos do mensalão e o advogado Rogério Tolentino, sócio de Marcos Valério.

... imobiliário Ângela obteve emprego no BMG e um empréstimo de R$ 42 mil do Banco Rural, as duas instituições no foco do escândalo. Por fim, vendeu um apartamento a Tolentino. A direção do BMG disse que o emprego foi pedido de Valério.

A bailarina O terceiro ponto do memorial será para explicar dois encontros de Dirceu com a ex-presidente do Rural Kátia Rabello, na época dos empréstimos ao PT. O relator Joaquim Barbosa deu ênfase às reuniões para condenar a executiva.

Cronômetro Sem sessões extras, só haverá mais 19 reuniões do mensalão até a aposentadoria compulsória de Carlos Ayres Britto, que faz 70 anos em 18 de novembro. Se os votos não forem enxugados, o presidente da corte não deverá decidir até o fim a dosagem das penas dos réus condenados.

Revelação Considerada incógnita antes do início do julgamento, a ministra Rosa Weber é a autora do voto mais "sofisticado'' até aqui no que tange à lavagem de dinheiro, na opinião de advogados e ministros. Parte do mérito é atribuída ao juiz Sérgio Moro, seu auxiliar no processo.

Filhos de peixe Paulo Sérgio Hilário Vaz e Sérgio Marcus Hilário Vaz, advogados de Brasília, passaram a militar no TSE depois que a mãe de ambos, a ministra do STJ Laurita Hilário Vaz, assumiu como titular no tribunal eleitoral, neste ano. Têm dois processos em tramitação.

Sombra Lula vai participar diariamente de atividades de rua ao lado de Fernando Haddad nesta semana.

Água fresca Com a recomendação médica de tomar muita água nos eventos, a campanha brinca que será necessário contratar um caminhão-pipa para o ex-presidente, que se recupera de um câncer na laringe.

Plim... Candidatos receberam sinais de que a Globo pode rever a decisão de não realizar o debate de São Paulo se não conseguir autorização judicial para deixar de fora os nanicos Carlos Gianazzi (PSOL) e Levy Fidelix (PRTB).

... plim Com o acirramento da briga pelo segundo turno, a emissora avalia que o confronto ganhou importância jornalística e que seria ruim deixar de fora a principal praça enquanto haverá programas em todo o país. Resta saber se Celso Russomanno (PRB) irá ao debate caso a Globo resolva fazê-lo.

Caiu... O PT de Belo Horizonte estuda levar ao ar na propaganda de TV de Patrus Ananias vídeo em que Délio Malheiros (PV), vice de Márcio Lacerda (PSB), faz duras críticas ao prefeito pouco antes de firmar aliança com ele.

...na rede As imagens do vice acusando Lacerda de inchar a prefeitura, usar a máquina para cooptar partidos políticos e lançar obras eleitoreiras circulam na internet desde sexta-feira e ontem atingiram 33 mil exibições.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Ulysses dizia: melhor ser velho que velhaco. O STF está provando que Lula montou uma quadrilha. A História tratará de aposentá-lo."

DO EX-GOVERNADOR ALBERTO GOLDMAN (PSDB), respondendo ao ex-presidente, que disse em comício que Serra deveria requerer sua aposentadoria.

contraponto

Cegonha na TV

Hebe Camargo fazia seu programa ao vivo na Rede Record quando, em junho de 1967, conheceu o então diretor da Caixa Econômica Federal Paulo Maluf, convidado a ir ao auditório por Paulo Machado de Carvalho, dono da emissora. Durante a entrevista, ele disse que sua mulher, Sylvia, estava dando à luz naquele dia sua filha Lina.

-Muita saúde! Espero que ainda venham muitos filhos para o casal -, saudou Hebe.

-Muito obrigado, mas esta já é a quarta! Fechamos a fábrica! -, replicou Maluf, dando início à amizade de anos com a apresentadora, que morreu no sábado.

Nenhum comentário: