quarta-feira, outubro 31, 2012

A hegemonia paulista - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 31\10

O PT do Nordeste, o grande derrotado nas eleições, teme ser transformado em moeda de troca para atender aos interesses do PT paulista. Os nordestinos receiam ser sacrificados em favor da candidatura de Luiz Marinho ao governo de São Paulo e da reeleição da presidente Dilma. O chororô foi a tônica, ontem, da reunião de senadores do PT com o presidente do partido, Rui Falcão.

Petistas reclamam de Lula
Com pretensões de disputar os governos de seus estados em 2014, os senadores Wellington Dias (PI), Humberto Costa (PE) e Walter Pinheiro (BA) reclamaram da falta de apoio e de solidariedade do ex-presidente Lula e da presidente Dilma nas eleições das capitais. Eles esperavam que Lula, a exemplo do que fez em São Paulo, e a presidente vestissem a camiseta, não se limitando a comparecer a um ou outro comício. Enfraquecidos, esses petistas avaliam que as candidaturas do partido aos governos do Nordeste ficarão sujeitas aos acordos nacionais que o PT paulista vai costurar, em função de seus interesses, com o PSB, o PMDB e o PDT.

“Agora sou ex-deputado e ex-mensaleiro!”
Professor Luizinho
Ex-deputado do PT (SP), absolvido pelo STF no processo do mensalão

Sem barganha
O presidente do PSB, governador Eduardo Campos, mandou um recado ao partido: nada de pedir ministérios e cargos no governo na reforma que a presidente Dilma vai fazer. Não quer que esses pedidos virem moeda de troca no partido.

Ganhar tempo
A presidente Dilma gostaria de adiar a votação do projeto dos royalties do petróleo. O governo ainda não fechou sua proposta sobre o uso da receita do petróleo. Educação quer 100% da parte da União. Defesa, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia não aceitam. Além disso, não há certeza de que estão garantidos os direitos do Rio e do Espírito Santo.

Agindo na surdina
O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), torce pela candidatura do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) à presidência da Casa. Na contramão do acordo Planalto-PT-PMDB, aposta na confusão para virar o candidato da terceira via.

O ministério dos sonhos do PSD
O PSD quer o presidente do partido, o prefeito Gilberto Kassab, como ministro das Cidades. A pasta é considerada estratégica para o PSD crescer nos municípios, tendo em vista o pleito de 2014. Mas, se não conseguirem desalojar o PP, do ministro Aguinaldo Ribeiro, o alvo seguinte é Transportes, ministério que uma parcela do PR não reconhece como sendo do partido.

Queda de braço
Impasse no Planalto está adiando o lançamento do programa de concessão dos portos. Uma ala é contra as renovações, mas quer abrir uma janela para a Petrobras. A outra é contra a "medida de exceção" que beneficia a Petrobras.

Construir um palanque no Rio
A oposição concluiu que terá uma árdua tarefa no Rio: construir um palanque competitivo para a candidatura de Aécio Neves (PSDB). O vice Pezão (PMDB), o senador Lindbergh (PT) e o deputado Garotinho (PR) estão fora dos planos.

A PRESIDENTE DILMA marcou jantar, na próxima terça-feira, no Alvorada, com o ex-presidente Lula e as direções do PT e do PMDB. Em pauta: 2014.

Nenhum comentário: