sexta-feira, setembro 21, 2012

Uma atitude - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/09

Gravar para a TV gravou. Mas a presidente Dilma está passando ao largo das eleições. Já na reta final, ela não subiu em nenhum palanque ou fez qualquer viagem para pedir votos a petistas e aliados. Interlocutores informam que ela não irá mais a Belo Horizonte. E só deve abrir exceção para São Paulo, onde deve ir a comício ao lado do ex-presidente Lula, no final deste mês.

Irritação no PMDB com nota petista
Protestos no PMDB contra o presidente interino, senador Valdir Raupp (RO), por ter assinado nota do PT em solidariedade ao ex-presidente Lula. Os descontentes alegam que Raupp não consultou ninguém e argumentam que o mensalão não é
assunto do partido. Um de seus dirigentes lembra que o mensalão só ocorreu porque, em 2003, o ex-presidente não quis o apoio do partido, que ficou de fora do primeiro Ministério. Dizem que, sem o PMDB, a opção do PT foi comprar apoios
no PP, no PL (atual PR) e no PTB. Sustentam que o partido só entrou no governo depois da crise e que, portanto, não há por que puxar o escândalo do mensalão para o colo do partido.

“A presidente Dilma, na condição de testemunha, disse ter ficado surpresa com a rapidez com que foi aprovado na Câmara o marco regulatório do setor energético”
Joaquim Barbosa Ministro do STF e relator do mensalão

Fusão e criação de novos partidos
Com a porta aberta pelo PSD e a eventual condenação pelo STF do presidente do PTB, Roberto Jefferson, trabalhistas começam a conversar sobre a criação de um novo partido que possa unificar o trabalhismo getulista.

Consciência cívica
O governo lança hoje no Palácio do Planalto, em evento que reunirá dezenas de celebridades, um programa permanente pela consciência no trânsito. Entre outros, estarão na solenidade o piloto campeão de Fórmula Um e Indi Emerson Fittipaldi, a cantora Paula Fernandes, a atriz Cissa Guimarães e o jogador de vôlei Giovani.

Cada um no seu quadrado
Os tucanos exploram a ligação entre Fernando Haddad e o ex-ministro José Dirceu (mensalão). Os petistas se preparam para deflagrar campanha nas redes sociais ligando José Serra ao ex-senador Demóstenes Torres (Carlos Cachoeira).

O que vem por aí
Passadas as eleições, o Planalto mandará para o Congresso um pacote de projetos. Os principais: o que cria regras para greves no setor público e o que pune empresas que demitem muito sem justa causa. A ideia, gestada no Ministério do Trabalho, é aumentar a alíquota do PIS às empresas que demitem muito e reduzir para as que demitem pouco. A Fazenda deu sinal verde.

Prova para os instrutores
O governo publica portaria nos próximos dias que exigirá dos instrutores e examinadores de autoescolas que passem por uma prova para poder exercer suas funções. Quem não passar fará curso de reciclagem e ficará suspenso.

Bancos: o calo da CPI do Cachoeira
O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), pediu ao presidente do BC, Alexandre Tombini, um padrão para o envio de dados pelos bancos. Há problemas para cruzar dados. Eles não enviam CPF ou CNPJ de todos os envolvidos.

A EMBRAER ENTREGA HOJE, em São José dos Campos, à estatal Conviasa, o primeiro jato encomendado no ingresso da Venezuela no Mercosul.

Nenhum comentário: