domingo, setembro 23, 2012

Um inferno - ELIANE CANTANHÊDE

FOLHA DE SP - 23/09


BRASÍLIA - Um assalto não é um episódio em si, é só um começo. Uma vez vítima de bandidos, você cai nas mãos da burocracia, dos bancos, das greves. Meu assalto faz um mês hoje. O carro apareceu, mas continuo sem nenhum documento.

Existe um troço chamado "Na Hora", cuja finalidade é emitir documentos, mas não consegui tirar nenhum. Identidade? Não pode, a Polícia Civil está em greve (aliás, até hoje). Habilitação? Não pode, precisa documento com foto, mas o "Na Hora" não aceita o passaporte que eles mesmos emitem. Alô, alô, Kafka!

Contei uns 40 funcionários à toa. Era sábado, eles devem ganhar um extra para não fazer nada. Ah! E, no Detran, o passaporte vale, sim, para a CNH. Dei entrada na última sexta.

Depois do fiasco do "Na Hora", a polícia achou alguns documentos meus. Demorou 15 dias para fazer a perícia. Quando recebi, só tinha cartões supérfluos (livraria, seguro, plano de saúde...) ou inúteis (de bancos, já cancelados).

O Bradesco/PJ só faz novo cartão se você for lá pessoalmente. Recebi o meu na sexta, 13, e os bancos entraram em greve na segunda. Sem o anexo com os números-código, não desbloqueio o cartão, não uso a internet nem o caixa automático -e as agências estão fechadas.

Há também a batalha com a seguradora do carro, que se livrou de me dar um novo, mas tenta escapar de me pagar o conserto de arranhões, a limpeza e a higienização.

No meio disso tudo, minha empregada, com suspeita de dengue, desembolsou R$ 240 para fazer exames. Pelo serviço público, demoraria 15 dias, no mínimo.

O pior foi com a minha mãe, que tem dois planos de saúde. Ela fez um cateterismo de urgência no dia 6 e precisa de uma cirurgia logo, pois pode ter um enfarte a qualquer hora. O plano enrolou, a cirurgia foi adiada para esta semana -espera-se.

Dizem que ser brasileiro é como ser mãe: padecer no paraíso. Mas cadê o paraíso, não é, Marion Strecker?

Nenhum comentário: