quarta-feira, setembro 26, 2012

Um cheiro de 1974 em 2014 - FERNANDO RODRIGUES

FOLHA DE SP - 26/09


BRASÍLIA - O Brasil viveu seu milagre econômico no início dos anos 70. O PIB cresceu 14% em 1973. No ano seguinte, a taxa foi de 8,2%. Ainda assim, 1974 está marcado nos livros de história como a época em que os brasileiros começaram a emitir sinais de insatisfação em direção aos generais no comando do país.

O MDB, oposição consentida, obteve vitórias importantes para vagas no Congresso em 1974. Era difícil de entender. A economia crescia num ritmo chinês, como se diz agora. Havia emprego farto e sensação de bem-estar. Mas, em meio à essa bonança, abriu-se uma fissura na ditadura.

Há similaridades entre 1974 e o atual momento, guardadas todas as devidas proporções -sobretudo o fato de o Brasil, hoje, viver em democracia.

Assim como em 1974, agora os eleitores começam a emitir mensagens diferentes em alguns centros urbanos. São Paulo é o caso mais saliente. Mas há também Recife, Belém e outras cidades grandes nas quais nomes tradicionais da política estão fracassando.

Pode-se argumentar, com certa dose de razão, que em todas as eleições ocorrem esses pontos fora da curva. É verdade. Mas aí entra São Paulo, a maior cidade do país e com uma história de exceções "dentro da normalidade".

Quando se olha o voto paulistano em retrospecto, nunca, no atual período de eleições diretas, o vencedor pertenceu a um grupo minoritário na política -caso do atual líder nas pesquisas, Celso Russomanno, do minúsculo PRB. Até a mais catastrófica administração recente, de Celso Pitta, havia saído de den-tro do establishment.

Ou seja, a fadiga de material que pune tucanos e petistas, mesmo com a economia nos eixos, pode tomar corpo e se alastrar pelo país em 2014. Isso vai acontecer? Impossível prever. Mas que há placas tectônicas se movendo na política brasileira, não resta a menor dúvida.

Nenhum comentário: