sábado, setembro 01, 2012

Tirando o corpo fora - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 01/09

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), diz que não foi à votação da MP do Código Florestal na Comissão Mista porque era contra o entendimento feito com os ruralistas. Ele conta que o acordo, feito à sua revelia e que desagradou à presidente Dilma, "foi construído pelos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Jorge Viana (PT-AC)".

Contra o lobby da Febraban
O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o relator da comissão que elabora o novo Código Penal, senador Pedro Taques (PDT-MT), puxaram a escada do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Na quarta-feira, atuando em dobradinha com o presidente do DEM, José Agripino (RN), e atendendo a pedido da Febraban, Braga aprovou, a toque de caixa, na Comissão de Ciência e Tecnologia, projeto da Câmara que tipifica os crimes cibernéticos (a chamada lei Carolina Dieckmann). Braga passou por cima da CCJ e tentou votar em regime de urgência direto no plenário do Senado. Taques protestou, e Renan impediu a votação.

“Não participei para não legitimar o acordo. A maioria (da Comissão Mista) é governista e ruralista”
Sarney Filho Líder do PV na Câmara (MA), sobre a ausência na votação da MP do Código Florestal

O que dá para rir, dá para chorar
As dificuldades da candidatura José Serra (PSDB) em São Paulo são festejadas pelos tucanos mineiros. Eles temem que, eleito prefeito, Serra trabalhe para inviabilizar a candidatura de Aécio Neves (PSDB-MG) à Presidência.

O que fazer?
O PSDB resolveu se unir ao PT para deixar sem mandato o líder da oposição no Senado, Álvaro Dias (PR). Inimigo do governador Beto Richa, Dias foi avisado de que está fora da chapa para 2014. Ele examina três alternativas: abandonar a política, concorrer a deputado federal ou mudar de partido, alegando perseguição política.

Campanha tucana
Circula no Senado dossiê contra a recondução de Luiz Moreira para o Conselho Nacional do Ministério Público. Nele, consta que Moreira esteve, este ano, 31 vezes com José Genoino, réu do mensalão, no Ministério da Defesa.

Dilma reconhece trabalho de Jucá
Quando a presidente Dilma sancionar a MP 563, do Plano Brasil Maior, fará isso mantendo dispositivo incluído pelo relator, o ex-líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR), que prorroga até dezembro de 2018 o prazo para apresentação de projetos para receber incentivos fiscais da Sudam e da Sudene. O governo está comovido com a fidelidade e a lealdade de Jucá, mesmo depois de defenestrado da liderança.

A "companheirada" ficou de fora
Os funcionários que ocupam cargos de confiança no governo, os DAS, estão irados com a presidente Dilma. Militantes petistas e dos partidos aliados reclamam que a LDO enviada ao Congresso não prevê aumento de seus salários.

Pensando o futuro do Brasil
O ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso entregou convite para a presidente Dilma participar do Fórum Nacional, dias 20 e 21 no Rio. Junto, exemplar do livro "Como sair do buraco?", sobre infraestrutura, do economista Raul Veloso.

COISA FEIA. O Disque Trânsito da Assembleia do Rio, comandado pelo deputado Flávio Bolsonaro (PP), avisa, via Twitter, os locais de blitz e reboques.

Nenhum comentário: