sexta-feira, setembro 14, 2012

Suaves prestações - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 14/09


Além de uma secretaria no Ministério das Cidades, o pacote de apoio do PP de Paulo Maluf a Fernando Haddad (PT) em São Paulo incluiu a nomeação de Paulo Paiva Gomes da Silva como diretor-executivo da Geap, fundação responsável pelo plano de saúde dos servidores públicos. O PR, que herdará a vaga de Marta Suplicy no Senado, foi agraciado com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, que será ocupada por um aliado do senador Blairo Maggi (MT).

DNA O nome de Gomes da Silva foi avalizado pelo ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e pelo PP. A Geap é uma fundação multipatrocinada. Ministérios e órgãos federais compõem o conselho deliberativo, responsável por indicar a diretoria-executiva.

Outro lado 1 A ntes da nomeação, o diretor da Geap ocupou a gerência regional da Paraíba, base eleitoral do ministro. Sua assessoria afirmou que ele conhece Ribeiro do ministério e do Estado.

Outro lado 2 O senador Blairo Maggi nega que a escolha de um aliado para posto na Agricultura tenha relação com a eleição paulistana. Afirma que o nome será técnico e que o cargo é uma "homenagem" a Mato Grosso.

Câmera... Cinegrafistas da campanha de Geraldo Júlio (PSB), de Recife, se credenciaram para registrar o almoço do governador Eduardo Campos (PE) com Lula. A ideia é utilizar as imagens no horário eleitoral de TV.

...indiscreta Campos, padrinho de Júlio, pretende usar as gravações como antídoto às acusações de que teria "traído" o ex-presidente, rompendo a aliança com o PT na capital pernambucana.

Indigestão O presidente nacional do PT, Rui Falcão, principal crítico de Campos, avisou aos organizadores do evento que não deverá comparecer. Paulo Frateschi, secretário de organização, representará a cúpula petista.

Prozac A defesa de João Paulo Cunha comemorou o voto da ministra Rosa Weber ontem, absolvendo o petista do crime de lavagem de dinheiro. "Foi auspicioso", disse o advogado Alberto Toron, para quem o placar de 6 a 5 indica chance de êxito em embargos infringentes para tornar a pena mais branda.

Calculadora Caso prospere o cálculo proposto por Cezar Peluso e, no recurso, algum ministro reveja seu voto, o ex-presidente da Câmara cumprirá seis anos em regime semi-aberto por peculato e corrupção passiva. Se punido por lavagem, seriam nove anos, em regime fechado.

Novos... A entrada de Lula na campanha de Nelson Pelegrino, hoje, deve coincidir com a primeira aparição do ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) ao lado de ACM Neto (DEM), que lidera as pesquisas em Salvador.

... baianos A adesão de Imbassahy, que relutou em apoiar Neto porque pretendia ser candidato, foi intermediada pelo senador Aécio Neves, que chancelou o apoio ao DEM na Bahia de olho num acordo para 2014.

Laranja... Assessores do nanico Alfredo Flister (PHS), candidato em Belo Horizonte, foram à reunião sobre o debate da Globo num carro lotado de adesivos de apoio a Márcio Lacerda (PSB).

... mecânica Flister, que apoiaria o prefeito, lançou sua candidatura na última hora e concentra ataques no petista Patrus Ananias.

Piquete Cinco centrais sindicais entregarão a Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência) proposta de mesa de negociação coletiva com o governo para discutir a regulamentação das greves de servidores públicos.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Isso equivale a quebrar o sigilo bancário de alguém e mentir o saldo, dizendo que ele tem R$ 1 milhão em conta quando tem R$ 1 mil."

DE FERNANDO HADDAD (PT), sobre exame que atestou que homem entrevistado em seu programa tem de fato catarata, diagnóstico que a prefeitura negou.

contraponto

YouTube

Ausente do show promovido por Caetano Veloso e Chico Buarque para arrecadar fundos para sua campanha, Marcelo Freixo (PSOL-RJ) reclamava da restrição imposta pela Justiça Eleitoral, que enviou funcionários para filmar o espetáculo para evitar propaganda política.

Mesmo morando no bairro do Teatro Casa Grande, o candidato à Prefeitura do Rio manteve distância estratégica. Ante as queixas de Freixo, o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) perguntou:

-Quem sabe o TRE, que filmou tudo, não cede a fita para você assistir? Vale a pena tentar o melhor ângulo.

Nenhum comentário: