quinta-feira, setembro 20, 2012

Sentença do BC - SONIA RACY

O ESTADÃO - 20/09

Com o STF condenando integrantes do Banco Rural por fraude, há quem diga que o Banco Central dormiu no ponto. Não é bem assim. O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional tem julgado proposições do BC contra o banco e funcionários. E uma delas, de 2004, surtiu efeito.

Kátia Rabello está inabilitada, desde 1º de agosto deste ano, a exercer qualquer função no mercado financeiro brasileiro. E já deixou o banco formalmente, fruto de decisão do “Conselhinho”.

Sentença 2
Como Kátia, José Roberto Salgado também tem de sair. Aguarda substituto. Bem como Ayanna Tenório – condenada pelo Conselhinho e absolvida pelo Supremo. Há um quarto nome no recurso 12454-070137310, do BC: o de Plauto Gouvêa, que já deixou o Rural.

Indagado, o banco informa: os condenados estão sendo afastados. Explica que os contratos celebrados no fim de 2004 – e questionados pelo BC no mesmo ano – são legítimos. E se deram em meio à crise do Banco Santos. Está recorrendo à Justiça.

A dúvida cruel: entre a ação do BC e o julgamento passaram-se oito anos. Por quê?

Sortudos
Durante o período em que administrou o Banco Cruzeiro do Sul (liquidado semana passada), o Fundo Garantidor de Crédito pagou R$ 1,9 bilhão a detentores de papéis que venciam.

Os outros credores estão morrendo de inveja.

Recado
FHC não gostou nem um pouco de o tema mensalão não ter sido usado por Serra no debate de segunda-feira.

A interlocutores, o ex-presidente comentou: “O momento é esse, não tem por que evitar.”

Recado 2
E Fernando Henrique já avisou. Não poderá ir ao comício de encerramento da campanha de primeiro turno de Serra, dia 27, no Vale do Anhangabaú. Estará recebendo o ex-primeiro ministro da Espanha, Felipe González, em sua visita a São Paulo.

Recado 3
Aliás, o evento pode subir no muro. Há no ninho tucano quem defenda que ele seja trocado por quatro comícios nas zonas leste e sul. Com o rigor da lei eleitoral, reclamam que o formato não tem apelo.

Gregos + troianos
Sarney Filho iniciou, ontem, a campanha Veta Dilma 2ao Código Florestal. À coluna, o líder do PV disse que “esta é a pior proposta já aprovada pela Câmara”.

E apesar de todos afirmarem que o texto privilegia os ruralistas, Ronaldo Caiado também reclama: “Os produtores rurais ficarão à margem da Justiça”. Será?

Triiiim
José Maria Marin resolveu dar um empurrão. Telefonou, ontem, a Luis Alvaro.

Para pedir ao presidente do Santos que venda logo Ganso ao São Paulo, seu time de coração.

Quem vem
Após oito anos de ausência, desembarca em SP, segunda, Narciso Rodriguez. O estilista vem lançar fragrâncias com seu nome.
Psiu!

Wellington Nogueira, dos Doutores da Alegria, teve sua buzina de palhaço apreendida em Congonhas. Segundo a PF, é proibido embarcar com objetos sonoros.

O ator argumentou que era seu instrumento de trabalho, mas não teve chororô.

Mamãe coruja
A rainha Rania da Jordânia simplesmente ignorou a tensão entre mundo árabe e EUA e desembarcou na terra do Tio Sam.

Foi pleitear uma vaga para seu filho mais velho, o príncipe Hussein bin Abdullah, na Universidade da Georgetown – a mesma frequentada pelo maridão, rei Abdullah II.

Duas faces…
O índice que mede a intenção de consumo dos paulistanos subiu 1,9% entre agosto de 2011 e agosto de 2012. É o que mostra pesquisa da Fecomercio.

Perspectiva para os próximos meses? Recuo de 1,5%.

Na frente
E o FGV Online acaba de ganhar o Oscar da educação. Seus cursos gratuitos via internet receberam o prêmio de Conteúdo Mais Envolvente do OpenCourseWare Consortium.

Michelle Garcia dá a palestra Cartier: um luxo em óculos. Hoje, no Renaissance.

Isabel Galery abre individual amanhã. No Espaço Minas Gerais, em Higienópolis.

Ingrid Guimarães e Marcelo Faria, entre outros, estreiam a peça Razões Para Ser Bonita. Hoje, no Teatro Vivo.

Com show, Tom Zé lança o CD Tropicália Lixo Lógico, no SESC Vila Mariana. Amanhã.

Peter Hook, ex-New Order e Joy Division, se apresenta no Na Mata Café. Dia 27.

Domingo é dia do… sorvete – sim, ele existe. Para comemorar, a Kibon distribui 10 mil picolés nos parques do Povo e Villa-Lobos, além da Praça Vinicius de Moraes. E se chover?

Nenhum comentário: