domingo, setembro 16, 2012

Por conta própria - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 16/09


Depois de apostar tudo na trinca Lula-Dilma Rousseff-Marta Suplicy, a campanha de Fernando Haddad vai iniciar nova fase, de ressaltar os "atributos" do candidato. Os padrinhos vão continuar na propaganda para "endossar" feitos de Haddad, que repetirá que tem mais de dez anos de experiência no setor público. A ideia é fazer um contraponto entre o petista e o líder nas pesquisas, Celso Russomanno (PRB), que será cobrado pelo candidato e por petistas por não ter propostas.

Wi-fi Russomanno espalhou carros de som pela periferia prometendo internet grátis. A proposta tem sido questionada pela dificuldade técnica de implantação.

Missão de paz Do presidente do PRB, Marcos Pereira, bispo licenciado da Universal, sobre a nota da Arquidiocese de SP que critica seu artigo sobre o "kit gay": "Se o cardeal me convidar para um café, irei com o maior prazer. A democracia perde se as divergências religiosas contaminarem o debate político".

Cataratagate A campanha de José Serra (PSDB) estuda pedir direito de resposta na propaganda de Haddad devido ao programa que acusou o tucano de ter ofendido o caminhoneiro José Machado, que deu depoimento dizendo ter catarata, diagnóstico que a prefeitura negou e exame posterior confirmou.

Baião de dois O almoço de hoje de Lula e Haddad com governadores do Nordeste tem duplo propósito: além de um aceno para o eleitorado nordestino de São Paulo, o intuito é reconstruir pontes de Lula com o PSB, diante do prognóstico negativo para candidatos do PT na região.

Carona Além dos governadores e de ministros nordestinos de Dilma Rousseff, candidatos do Nordeste devem usar o evento de hoje para captar imagens. Wellington Dias e Humberto Costa, em dificuldades em Teresina e Recife, devem aparecer.

Burocracia O governo vai criar o Conselho Olímpico, presidido por Dilma Rousseff. Integrarão o novo órgão o ministro Aldo Rebelo (Esporte), o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes, além de Márcio Fortes, pela Autoridade Olímpica, e Carlos Nuzman, pelo COB.

Linha... Relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG) pediu reunião com técnicos da Anatel para relatar as dificuldades em analisar as quebras de sigilo telefônico que chegam à comissão. O petista quer incluir em seu relatório final proposta para acelerar o envio de documentos pelas operadoras.

... direta A CPI, que teve seus trabalhos suspensos até a eleição, recebeu menos da metade das quebras solicitadas. Entre os dados que não chegaram estão os do braço direito de Carlinhos Cachoeira Wladimir Garcez e Lúcio Fiúza, ex-assessor do governador Marconi Perillo (GO).

Toga justa O clima esquentou em jantar há alguns dias na casa do ministro João Otávio Noronha, do STJ. O novo corregedor do CNJ, Francisco Falcão, e o ministro aposentado César Asfor Rocha bateram boca sobre a atuação dos filhos de ambos como advogados no tribunal. Ameaçaram partir para a agressão e a turma do deixa-disso os separou.

Falta combinar 1 O governador Eduardo Campos já avisou ao líder Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) que ele terá seu apoio à presidência da Câmara desde que convença a bancada socialista, que estuda lançar Júlio Delgado (MG).

Falta combinar 2 Já o prefeito Gilberto Kassab, segundo peemedebistas, só tratará do apoio do PSD a Alves após o período eleitoral.

Tiroteio
Marta Suplicy mudou o 'toma lá da cá' em tempos de campanha eleitoral: agora é o 'me dá aqui que eu dou depois'.

DO DEPUTADO EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), sobre a indicação da senadora ao Ministério da Cultura após seu ingresso na campanha de Fernando Haddad.

Contraponto


Refresco geopolítico
Em meio ao recesso informal em Brasília, parlamentares têm se cruzado apenas no esforço concentrado do Congresso Nacional. Passando pelo plenário na semana passada, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) aproveitou para convidar Flexa Ribeiro (PSDB-PA) a participar de audiência pública a ser realizada na quinta-feira. O tucano recusou o convite, por ter que rodar o país nas eleições, e brincou com Rollemberg:

-Você está para a política assim como Adão para o casamento: Adão estava na boa porque não tinha sogra e você aqui não tem que se preocupar com as eleições!

Nenhum comentário: