quarta-feira, setembro 05, 2012

Perillo cooptado - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 05/09

O relator da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG), apresentará relatório parcial apontando o governador Marconi Perillo (PSDB-GO) como figura política cooptada pela organização criminosa e que, portanto, agia a favor do contraventor. Os integrantes da CPI reiteram que a comissão não foi esvaziada e voltará turbinada por novos elementos provenientes dos documentos em análise.

Educação só depois da eleição
A base aliada na Câmara articula boicote à votação do Plano Nacional de Educação, marcada para os dias 18 e 19. Os deputados perceberam o tamanho do pepino que o Palácio do Planalto lhes entregou quando propôs aceitar um percentual acima de 8% do PIB para a educação desde que haja vinculação à fonte de receita. A discussão envolve dinheiro do pré-sal e royalties do petróleo, assunto explosivo nos estados produtores. Decidiram mexer com isso só depois das eleições municipais.

"O que a Marta fez em São Paulo não foi oportunismo, foi senso de oportunidade política. Ela se posicionou na campanha do Haddad bem no timing certo.
Arlindo Chinaglia Deputado (PT-SP)

Esperar a poeira baixar
O governo avalia que o fogo radical dos ruralistas se deve às eleições. A estratégia do Planalto é, depois da votação do Código Florestal, vetar o que não lhe interessa e, só em novembro, mandar nova MP para preencher lacunas.

Hey Mickey
O deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) deixou de comparecer à CPI do Cachoeira alegando
“compromissos pessoais”. Leia-se: arrumar as malas para embarcar hoje com a família para férias nos EUA, mais especificamente na Disney. Programa bem mais agradável do que dar explicações ao Congresso de suas relações com Cachoeira.

Lula x Aécio
O ex-presidente Lula irá à Bahia dia 14 para comício com o candidato do PT, Nelson
Pelegrino, em segundo lugar, atrás de ACM Neto (DEM). O democrata ganhou reforço do tucano Aécio Neves (PSDB), que também irá a Salvador.

Know-how é o que importa
O governo irá lançar no dia 19 o plano de concessão de aeroportos e portos, no Palácio do Planalto. Apesar de estar esperando a resposta dos empresários estrangeiros, o Executivo está seguro de que a proposta será aceita. Para serem sócios na empreitada, os estrangeiros terão de entrar só com
know-how para administrar os aeroportos. O investimento será mínimo.

Sem enrolação
A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) recebe o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, municiada. Levantamento do Tesouro mostra aumento em R$ 1,5 milhão de 2011 para este ano no FPM.

Isolado
A aposentadoria do ministro Cesar Asfor Rocha do STJ com seis anos de antecedência teria ocorrido porque ele se sentiu isolado com o domínio do grupo rival: Félix Fischer na presidência e Gilson Dipp na vice do tribunal.

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM: 85% de 370 mil pessoas que votaram em enquete do Senado em agosto são a favor da descriminalização das drogas.

Nenhum comentário: