domingo, setembro 09, 2012

Para destravar o país - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/09


O governo vai anunciar mudanças radicais no plano de concessões dos portos, este mês. A legislação será modificada, estimulando que os terminais privados recebam cargas de qualquer empresa (hoje, em geral, só recebem suas próprias cargas), extinguirá as companhias de docas, consideradas antiquadas, e dará incentivos a empresas interessadas na navegação de cabotagem.

Das rodovias para mar
A ideia do governo é desafogar as rodovias com a cabotagem, utilizando o mar para transporte de cargas entre os estados. As companhias de docas continuarão gerindo os contratos em vigência até serem extintas e substituídas por novos órgãos que assumirão os contratos licitados dentro do plano que será anunciado. As docas são ligadas aos governos estaduais e o Planalto quer coordenação federal. Para isso, haverá uma autoridade portuária. Hoje, o mais cotado para ser o xerife dessa área é Daniel Sigelmann, secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Portos.

"O Brasil ainda é um gigante dos pés de barro cozido. Para chegar a ter os pés de concreto armado, ainda vai
levar um tempo” 
Celso Amorim 
Ministro da Defesa

Assim fica fácil
O governo vai determinar aos senadores da base que incluam no Plano Nacional de Educação a divisão dos investimentos na área entre públicos e privados. No projeto aprovado pela Câmara, fala-se em 10% do PIB só do setor público.

Impeachment
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), rejeitou sexta-feira dois pedidos de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma, ambos, por suposto crime de responsabilidade. Cinco processos do gênero já passaram pela mesa de Maia enviados por cidadãos. Um deles pede a cassação de Dilma por não conceder reajustes.

Cansaço geral
O presidente do STF, Carlos Ayres Britto, enfrenta dificuldades para convencer os ministros a prolongar as sessões. Tem apelado aos colegas que aceitem fazer horas extras até a conclusão do último voto do dia, mas nenhum topa.

A política como ela é
O primeiro colocado na eleição a prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), não pode frequentar bares e restaurantes, nem fazer comícios depois das 22h, porque pode ser recolhido pela polícia. Ele está sob prisão vigiada desde 2010, quando foi pego na Operação Mãos Limpas da Polícia Federal por corrupção e desvio de mais de R$ 1 bilhão de recursos públicos.

Enquanto isso, na residência oficial
Tão logo explodiu o escândalo Delta/Carlos Cachoeira, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) foi anfitrião de um encontro, na Gávea Pequena, do qual participaram Fernando Cavendish e o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Problemas na inspeção animal
O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) foi alertado há meses sobre irregularidades no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Chefes de divisões entregaram seus cargos, que ainda não foram preenchidos.

GIRL POWER O ministro Celso Amorim (Defesa) aumentou de uma para três as representantes mulheres no gabinete, todas das Forças Armadas.

Nenhum comentário: