quarta-feira, setembro 26, 2012

Oposição na berlinda - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 26/09

À medida que as eleições municipais se aproximam, a oposição (PSDB/DEM) perde fôlego. O Ibope de São Paulo foi recebido com preocupação pela direção tucana. O julgamento do mensalão está mantendo José Serra no jogo. Outros resultados negativos são esperados. A oposição, cada vez mais, depende de um rompimento do governador Eduardo Campos com a presidente Dilma.

Richa perde terreno
Os petistas estão fora do segundo turno, mas estão comemorando o resultado das eleições em Curitiba. Eles estão agora apostando suas fichas no candidato Ratinho Junior (PSC), que lidera nas pesquisas. O otimismo se deve ao desempenho do prefeito Luciano Ducci (PSB), candidato do governador Beto Richa (PSDB). Ocorre que, em 2008, Richa foi reeleito no primeiro turno com 77,8% dos votos. Agora, seu sucessor e candidato tem apenas 25%. Os petistas avaliam que Richa está se enfraquecendo. Dizem que o cenário também é positivo no interior. Nas seis maiores cidades do estado, tucanos e seus aliados caminham para vencer apenas em Londrina.

“O voto do ministro revisor, Ricardo Lewandowski, deixou a situação (do deputado Valdemar Costa Neto) muito complicada.
Está bem difícil” 
Alfredo Nascimento Senador (AM) e presidente do PR

A falta de elegância dos senadores
A sabatina do ministro Teori Zavascki (STJ) foi suspensa. Ele foi levado ao gabinete do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE). Os senadores decidiram não retomar a reunião, mas não avisaram Teori. Ele ficou duas horas de molho.

Em campo
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) vai cumprir uma maratona de hoje até sábado. Candidato nas eleições presidenciais de 2014, ele irá a João Pessoa, Campina Grande, Salvador, Feira de Santana, Recife e Maceió fazer campanha para candidatos do PSDB ou apoiados pelos tucanos. Aproveita para ser mais conhecido e nacionalizar sua imagem.

Fazendo a corte ao oráculo
O presidente do PT, Rui Falcão, jantou anteontem em Porto Alegre com o ex-marido da presidente Dilma, Carlos Araújo. O petista falou da importância de a presidente participar do comício de Fernando Haddad sábado, em São Paulo.

PMDB quer cargo numa estatal
Reunião ontem com o vice-presidente Michel Temer tratou da volta de Gleisi Hoffmann para sua vaga ao Senado. O suplente, Sérgio Souza (PMDB), preocupado com a perda do mandato, pediu um cargo. Não para ele. Disse que ficava satisfeito se o ex-governador Orlando Pessuti (PR), a quem é ligado, fosse nomeado para diretor de alguma estatal na área de tecnologia.

Virou piada: o médico e o padre
Dois ministros foram a Recife tentar salvar a candidatura de Humberto Costa. Alexandre Padilha e Gilberto Carvalho. Os petistas brincam que um deu diagnóstico de paciente em estágio terminal, e o outro ministrou, a extrema-unção.

Concurso de beleza para políticos
Todo ano, ONGs elegem políticos de destaque no Congresso. Os parlamentares acham isso importante. Os internautas votam. Ano passado, um senador criou um programa para votar nele. A ONG descobriu a tramoia e anulou os votos.

O SENADOR ALOYSIO NUNES FERREIRA (PSDB-SP) propôs que a TV Senado interrompesse a transmissão, ao público, da sabatina do ministro Teori Zavascki.

Nenhum comentário: