quinta-feira, setembro 13, 2012

Octógono eleitoral - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 13/09


O aumento da agressividade das inserções de José Serra contra Fernando Haddad na TV foi a senha para a judicialização da campanha paulistana, até então sem nenhum direito de resposta acolhido pelos tribunais. O recurso do PT visando ocupar o espaço do rival tucano para responder ao ataque abriu batalha jurídica cujo objetivo é ceifar segundos preciosos da propaganda televisiva do candidato que duela hoje com Haddad pelo segundo lugar na preferência do eleitorado.

Não deu A primeira tentativa de usar o tempo de Serra para rebater os ataques, contudo, fracassou. A Justiça negou liminar pleiteada pela coligação petista e deve apreciar o mérito em 72 horas.

Numa nice Quem festejou o recrudescimento do tom entre PSDB e PT foi Celso Russomanno. O líder nas pesquisas relatou a aliados estar "aliviado" com o embate. "Estão reconhecendo que vamos para o segundo turno", diz um dirigente do PRB.

Apetite 1 A pedido de Lula, Haddad telefonou ontem para Eduardo Campos (PE) para tratar da agenda que farão em São Paulo no domingo. Eles almoçarão no Centro de Tradições Nordestinas.

Apetite 2 A programação marca o ingresso do PSB na ofensiva haddadista. Em litígio com o PT, socialistas esperam lavar com o ex-presidente a roupa suja de Recife, Fortaleza e Belo Horizonte.

Nova direção Aliados de Gilberto Kassab lançam hoje comitê suprapartidário pró-Serra, comandado pela vice-prefeita Alda Marco Antonio e pelo ex-secretário Bebetto Haddad, ex-peemedebistas. Alaíde Quércia, viúva do ex-governador Orestes Quércia, morto em 2010, discursará.

No apito Em recesso informal, a Assembleia paulista diversifica suas atividades enquanto parlamentares mergulham na campanha: a Casa fará curso de árbitros de futebol entre os dias 17 e 19.

Supremo... As conversas para realizar sessões extras do julgamento do mensalão desandaram após o ministro Marco Aurélio Mello manifestar expressa contrariedade ao presidente da corte, Carlos Ayres Britto.

... impasse Interlocutores do STF afirmam que, apesar de defendê-las publicamente, Marco Aurélio tem dito que as sessões deveriam servir para outros processos, parados desde começou a análise do mensalão.

Jornada dupla Ministros do Supremo que também ocupam cadeiras no TSE são contrários às novas rodadas. Já Gilmar Mendes e Luiz Fux são favoráveis à ideia.

Fritura O Planalto chegou a marcar dois encontros da ex-ministra Ana de Hollanda com Dilma Rousseff na agenda presidencial: um na quinta-feira passada e outro na segunda, mas ambos foram cancelados. Só na terça Ana foi chamada para oficializar sua demissão.

Aí, não Ala do PMDB fala até em retirar a candidatura de Mário Kertész em Salvador para apoiar ACM Neto (DEM) no primeiro turno caso Dilma atenda o apelo de Lula para participar da campanha de Nelson Pelegrino (PT).

Já vi... O mau desempenho de Gustavo Fruet (PDT) nas pesquisas para a Prefeitura de Curitiba é comparado por petistas à estratégia do também pedetista Osmar Dias na disputa pelo governo do Paraná em 2010.

... esse filme Ex-críticos do governo Lula que se aliaram ao PT para concorrer a cargos públicos, ambos hesitaram em assumir o apoio do ex-presidente e de Dilma. Fruet, segundo os mesmos petistas, começou a mudar a atitude nesta semana.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"A melhor contribuição da recém-nomeada ministra Marta Suplicy à Cultura do país, se não a única, foi o Supla."

DO PRESIDENTE ESTADUAL DO PSDB-SP, PEDRO TOBIAS, sobre a nomeação da senadora petista para o MinC, no lugar de Ana de Hollanda.

contraponto

Total flex

Questionado sobre o possível descumprimento das metas da política fiscal de 2012 em entrevista coletiva sobre o orçamento, o ministro Guido Mantega (Fazenda) enfatizou que sua intenção é cumprir os compromissos à risca entre eles o do superavit primário (economia para o pagamento dos juros da dívida) do setor público.

Ao lado da ministra Miriam Belchior (Planejamento), afirmou, brincando:

-Eu não sou nem mais rígido nem menos rígido do que era no ano passado. A minha rigidez não alterou! Não sei se eu era muito rígido, mas... é a mesma filosofia!

Nenhum comentário: